Sedes realiza seminário para discutir política social para moradores em situação de rua
Fátima Sousa
A problemática e os desafios na construção de ações estratégicas da política de atendimento aos moradores de rua de João Pessoa, serão discutidos durante o 1º Seminário Municipal das Pessoas em Situação de Rua. O evento será realizado nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, no auditório da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 512, Tambiá.
O seminário está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de um trabalho coletivo dos serviços da rede que lida diretamente com essa população, via Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), pela sua Diretoria de Ação Social (DAS/Ruartes/Centro POP/Casa Acolhimento) e a Secretaria Municipal de Saúde (Caps/Consultório de Rua).
A coordenadora do Ruartes, pedagoga Amparo Santos, diz que a prioridade do evento é discutir o funcionamento dos serviços da rede de proteção, visando à efetivação dos direitos sociais desta população e construção de um fórum permanente de discussão voltado exclusivamente para ela.
João Pessoa conta hoje com um número aproximado de 158 moradores em situação de rua. Segundo Amparo, esses são sub-dados levantados basicamente dos usuários dos serviços. “Catalogar o número exato da população, é difícil porque ela é nômade, proveniente em sua maioria de cidades do interior e mesmo de Estados vizinhos como o Rio Grande do Norte, Pernambuco e até outros países”, destacou.
Amparo Santos conta que o seminário foi pensado a partir do diálogo “in loco” com os moradores de vários pontos da cidade no período de um mês, na perspectiva de construção da sua cidadania. “Durante as abordagens eles apontaram suas dificuldades e os desafios das ruas no seu cotidiano”. A grande novidade do seminário é que ele contará com a participação de 29 moradores acolhidos pelos serviços no dia a dia.
Ruartes – No primeiro semestre do exercício 2016, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), durante plantões diários nas ruas de João Pessoa, identificou 72 crianças e adolescentes em situação de trabalho e 13 em situação de total vulnerabilidade. Todas foram encaminhadas para atendimentos específicos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Conselho Tutelar e para as casas de acolhimento e casas lares de crianças e adolescentes.
O Ruartes é um serviço ligado à Diretoria da Assistência Social, que tem a finalidade de assegurar o atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.
A rede é formada pelo Centro POP, Consultório na Rua (Caps/Secretaria de Saúde), Casa de Acolhida Adulta, Conselho Tutelar, Centros de Referências Especializados na Assistência Social (Creas) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e serviços de saúde.
As abordagens são realizadas nos mais variados espaços urbanos, seja na Lagoa do Parque Solon de Lucena; Terminal Rodoviário; Orla Marítima e outros pontos estratégicos.
Programação:
8h – Credenciamento
9h – abertura dos trabalhos – Apresentação cultural do grupo Batucaps, formado por usuários da rede de proteção.
10h – Coffe Brake – participação do ex-beneficiário do Centro POP – Francinaldo Miranda – MC Rio;
10h30 – Mesa Redonda – Marcelo Sarda, Frei Nailson e Márcio de Paula (coordenador do Centro Pop)
12h – Intervalo para o almoço;
13h30 – Apresentação artística – intervenção do Palhaço Espoleta (Kleber Marone);
14h30 às 13h30 – Discussão nos Grupos Temáticos com cinco Eixos:
Eixo 1 – Mercado de Trabalho;
Eixo 2 – Acolhimento
Eixo 3 – Humanização na assistência à Saúde à pessoa em Situação de Rua – (SMS);
Eixo 4 – Violência e Segurança – Facilitadores ;
Eixo 5 – Construção do Fórum
15h50 – Trabalhando o Encerramento
– Apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs); Plenária; Direcionamento para o Fórum Permanente.