Defesa Civil mantém intervenções em ruas e rios e evita desastres no período chuvoso

Por - em 539

Larissa Claro

O trabalho realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP)  por meio do programa João Pessoa em Ação segue acontecendo por vários bairros da Capital, reduzindo os efeitos causados pelas chuvas.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, ressalta que em abril deste ano choveu 306 milímetros, o equivalente a 72 horas de chuva. “Por muito menos, em anos anteriores, tivemos que decretar estado de emergência”, exemplifica o coordenador.

Só este ano, o programa João Pessoa em Ação já passou pelos bairros do Alto do Mateus, Centro, Varadouro, Mandacaru, Ilha do Bispo e Torre com ações como tapa buraco, limpeza das ruas, capinação, entre outras. Os trabalhos de limpeza e desassoreamento também ocorrem na foz dos rios Jaguaribe, do trecho que compreende as Três Lagoas até o bairro São José; Cuiá, nas imediações do bairro Valentina de Figueiredo; e Rio Morto, próximo à comunidade Washington Luiz, no Bessa.

Outras ações – Um exemplo de ação realizada pela Defesa Civil por meio do programa João Pessoa em Ação é a intervenção na Rua Vital Brasil, no bairro de Valentina. Foi detectado um processo erosivo existente há décadas, conhecido por “vossoroca”, com influência direta no rio Cuiá.

A depressão formada pelo processo erosivo ainda foi intensificada por causa de uma ocupação irregular instalada no local. “Nós tivemos a necessidade agir emergencialmente naquela localidade, então iniciamos um aterro com reposição de material de resíduos selecionados da construção civil”, explicou o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Alberto Sabino.

Visitas – A Defesa Civil também realiza ao longo de todo o ano várias visitas técnicas a partir do chamado da população. São, em média, 90 visitas por mês para avaliação do risco estrutural das edificações. Este mês, a equipe técnica esteve na praia da Penha, com o objetivo de identificar e quantificar o número de famílias vivendo em áreas de riscos. Doze famílias foram visitadas.

Ação integrada – O programa João Pessoa em Ação é fruto de uma ação integrada que envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

João Pessoa em Ação – O programa acontece todos os anos, desde 2013, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

Atendimento 24 horas – A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, através do Disk Defesa Civil (0800 285 9020).