Residentes multiprofissionais atuam em serviços da rede municipal de saúde

Por - em 423

Thibério Rodrigues

 

Para melhor atender à população, a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) desenvolve um trabalho com residentes multiprofissionais, a partir de parcerias firmadas com instituições de ensino superior. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com um total de 46 residentes multiprofissionais atuando nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia.

Os residentes multiprofissionais têm como foco de atuação na Atenção Básica, especialmente nas unidades de saúde da família (USF). Este campo de atuação é definido pelo próprio programa de residência, intitulado ‘Residência Multiprofissional em Saúde da Família’.

Porém, durante os dois anos de residência, os estudantes têm a oportunidade de ampliar seus campos de prática profissional nos demais serviços da rede de saúde pública, como a atenção hospitalar e a atenção especializada. “É a partir do segundo ano que o residente sai das USFs e vai contribuir nos demais espaços como Cais, Caps, hospitais, maternidades, vigilâncias, dentre outros”, explica Daniela Pimentel, gerente de Educação na Saúde.

A residência multiprofissional proporciona aos estudantes uma reflexão crítica das condutas adotadas no campo de trabalho, estimulando, assim, a mudança de práticas no processo profissional. “O principal objetivo de manter ativo um programa de residência é sustentar ininterruptamente a autonomia dos sujeitos que circulam na rede, sejam estes trabalhadores, estudantes, gestores ou usuários”, afirmou Daniela.

A gerente de Educação na Saúde destaca, ainda, que grande parte dos profissionais de saúde que, atualmente, está inserida no mercado de trabalho teve durante sua formação a oportunidade de vivenciar estágios e aprimorar seus conhecimentos. “Uma rede de serviços que deseja ser resolutiva precisa abrir seus cenários para a aprendizagem em ato a fim de integrar ensino, serviço e comunidade”, disse.

Rede Escola – As residências, estágios, pesquisas e visitas técnicas na rede municipal de saúde são coordenadas pela Gerência de Educação na Saúde, por meio do projeto Rede Escola. O mesmo constitui um importante dispositivo para o estabelecimento da aprendizagem pelo trabalho na rede de serviços, favorecendo a melhoria da qualidade da atenção prestada e contribuindo para a formação de futuros profissionais.