PMJP beneficia 175 crianças com reforma de creche no bairro de Jaguaribe
Max Oliveira
Um espaço completamente adequado para o desenvolvimento das crianças. É assim o Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Renato Lucena, localizado no bairro de Jaguaribe, cujo prédio passou por uma ampla reforma executada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), trazendo qualidade no ensino da Educação Infantil. A entrega da obra ocorreu na tarde desta quarta-feira (31).
A unidade de ensino fica localizada na Avenida João da Mata, nº 344, e atende atualmente 175 crianças na faixa dos 6 meses aos 6 anos de idade. Dentro do processo de municipalização e melhorias, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ampliou o número de vagas no berçário.
Durante a entrega, a secretária Edilma Ferreira destacou a qualidade das instalações e o acolhimento e a qualidade do ensino oferecido as crianças. “É mais uma conquista para a Rede Municipal de Ensino, que conhece a partir de agora um novo padrão de qualidade, com uma estrutura mais humanizada para as crianças. As melhorias são um atrativo a mais para que a criança, desde muito pequena, seja bem acolhida e desenvolva suas habilidades em um espaço muito mais adequado”, afirmou.
Entre as intervenções realizadas, a creche Renato Lucena passou por revisão na parte elétrica e hidráulica, pintura e retelhamento, além de uma nova mobília e brinquedos para a área de playground. A diretora da unidade, Merciana Faustino da Silva, acredita que a melhoria nas instalações contribui para a qualidade do ensino ofertado.
“Ficamos agradecida pelo fato da gestão municipal ter esse olhar diferenciado pelas nossas crianças, que são a base de tudo. A alegria das crianças quando voltaram para a unidade foi algo sensacional”, afirmou a diretora, lembrando que a creche atende crianças do bairro de Jaguaribe e de outras localidades próximas.
As melhorias proporcionam não só um espaço mais adequado para o ensino-aprendizado, como também um ambiente mais humanizado para que pais e responsáveis deixem suas crianças com segurança e bem cuidadas enquanto vão trabalhar, como no caso da professora Jaqueline Nóbrega. Ela explica que está satisfeita com o acolhimento ofertado para a sua neta de cinco anos, que estuda no Pré II.
“Eu percebo o crescimento dela desde que entrou na creche, e percebo também que a creche cumpre bem com esse papel de educar e ensinar. Eu digo sempre que a educação começa em casa com os pais, mas a escola é uma espécie de extensão dessa responsabilidade. Ver a creche recebendo melhorias é sinal de que vai continuar atendendo bem a minha neta e as crianças de modo geral”, afirmou.