Prefeitura lançou em dois anos 600 profissionais cuidadores de idosos no mercado de trabalho

Por - em 501

Luiz Carlos

Nos últimos dez anos, a população de idosos da cidade de João Pessoa cresceu cerca de 30%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência para as próximas pesquisas, segundo o órgão, é de que o crescimento continue. Com o aumento da população de pessoas acima de 60 anos, surge a demanda por uma mão de obra qualificada para aquelas pessoas que exigem cuidados especiais. A Prefeitura de João Pessoa já lançou cerca de 600 profissionais cuidadores no mercado de trabalho desde o ano passado. Há a expectativa de novas turmas para o próximo ano.

Divididos em quatro turmas, os cuidadores estão aptos não só a cuidar de idosos. Ao final do curso também podem ingressar no mercado de trabalho para cuidar de crianças e portadores de necessidades especiais. A ação da PMJP foi pioneira no país e consiste, basicamente, em qualificar pessoas para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.

O projeto tem como meta desenvolver atividades de apoio às políticas de atenção básica à saúde. Isso inclui o conhecimento necessário para o acompanhamento dos hábitos de vida diária, tais como uso de medicação, higiene pessoal e atividades físicas reabilitadoras, necessárias ao público alvo.

Para a primeira turma, foram selecionadas 600 pessoas para o curso de cuidadores. Cada uma delas recebeu uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiveram acompanhando as aulas. Os selecionados atenderam pessoas com deficiências, crianças e idosos, entre outros que necessitam de cuidados especiais para realizar as atividades diárias.

O Curso – O projeto Cuidador Familiar surgiu de uma iniciativa da Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc), uma entidade sem fins lucrativos. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

De acordo com os organizadores, o projeto foi elaborado considerando a situação de vulnerabilidade de alguns segmentos da população. Nessa faixa, apesar da necessidade da figura do cuidador, percebe-se a necessidade de orientação e sistematização da sua presença no seio da sociedade.

O curso teve início em 26 de novembro de 2014 e além da elaboração do projeto terapêutico, contou com outras duas etapas. Na primeira, os alunos participaram de aulas presenciais, onde foram ensinadas técnicas para o atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais. Na segunda etapa, os participantes colocaram em prática o conteúdo adquirido em sala de aula e, com acompanhamento dos tutores, cuidaram de usuários que necessitam de cuidados especiais na vida cotidiana, nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

Profissão – O cuidador de idosos é uma nova ocupação profissional reconhecida desde 2002 pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho. A criação da profissão está em tramitação no congresso Nacional, tendo sido aprovada pelo Senado.