Parceria da PMJP vai capacitar 1.580 profissionais da educação

Por - em 472

Max Oliveira

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Fundação Telefônica e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai proporcionar capacitação de 1.580 profissionais da educação municipal, entre professores, técnicos especialistas e gestores. A previsão é de que a capacitação tenha início no dia 15 de outubro, com aulas à distância, com carga de 45 horas.

Serão seis cursos, divididos por segmentos da educação municipal. Técnicos da Fundação Telefônica farão a aplicação, enquanto a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul fará a certificação. Gilberto Cruz, diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura do município (Sedec), destaca que o objetivo é inserir novas práticas e conteúdos dentro da Rede Municipal de Ensino.

“Nós temos a obrigação anual de fazer uma formação e capacitações para os nossos professores e a rede como um todo. É uma formação específica, que vai nos auxiliar e diversificar a nossa formação continuada, que está inserida no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e também na legislação do prêmio nota dez”, explica.

Os professores do Ensino de Jovens e Adultos (Eja), ciclos 1 e 2, participarão das aulas de “Alfabetizando na Diversidade”: turmas com diversos níveis de escolarização. Os especialistas terão aulas de “Escola para Todos”: inclusão de pessoas com deficiência. Professores do fundamental 1 (4° e 5° ano) terão as disciplinas de “Resolução de Problemas para Além das Aulas de Matemática”; “Escrita Criativa: com a palavra a autoria” e “Antártida: muito mais do que gelo”.