Outubro Rosa começa e SMS intensifica ações de prevenção ao câncer de mama
Rebeka Paiva
Outubro é o mês oficial de prevenção ao câncer de mama e ao longo deste mês a Secretária Municipal de Saúde (SMS) estará intensificando as ações preventivas para o público feminino, que já acontecem ao longo do ano na Atenção Básica. A atividade alusiva da campanha do Outubro Rosa tem inicio nesta segunda-feira (3).
Esse ano a programação consiste em atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de prevenção e promoção à saúde da mulher, intensificando os atendimentos a esse público e destacando a importância do autoexame para prevenção do câncer de mama.
“Esse mês de outubro é importante, pois é uma grande oportunidade de mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. Infelizmente muitas mulheres só buscam se cuidar durante esse mês, mas esse cuidado precisa ser contínuo já que o câncer de mama e outras doenças não tem um mês especifico para aparecer”, destaca Tânea Lucena, coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS.
Durante todo o mês de outubro, na Rede Municipal de Saúde serão intensificados os encaminhamentos para mamografias, além de orientações de promoção à saúde da mulher.
De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher da SMS, foram realizadas 11.274 mamografias na Rede Municipal de Saúde no período de janeiro até agosto de 2016. Mensalmente, o Município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.
Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.
A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.
Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Câncer de mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.
A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém em mulheres com idade abaixo dos 40 anos a incidência vem crescendo bastante. “É importante que todas as mulheres, com menos e mais de 40 anos, sempre examinem as mamas, com o autoexame, após a menstruação e procurem a USF para realização do exame clínico. Já as mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia anual ou conforme orientações médicas”, alerta Tânea Lucena.