Projeto Acesso Cidadão comemora Dia das Crianças com café da manhã e ações de inclusão
Monica Melo
O ex-manobrista, Wagner Lopes, sempre foi apaixonado por praia. Entretanto, há três anos um grave acidente de carro fez com que ele necessitasse de uma cadeira de rodas para se locomover, o que acabou por afastá-lo temporariamente do prazer de ir à praia. Há dois anos essa história mudou quando Wagner descobriu o projeto Acesso Cidadão e ele pode redescobrir o prazer de um banho de mar. “Se eu disser que esse projeto é apenas importante, estaria sendo injusto: isso é tudo para nós que somos cadeirantes ou temos deficiência, queremos entrar no mar, ou mesmo chegar a areia e não podemos”, relatou.
O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social) e conta com a ajuda de voluntários para proporcionar uma estrutura para banho de mar, prática de esporte e brincadeiras para pessoas com deficiência. “Queremos que todos possam gozar esse sol e essa praia todos os sábados”, relata o representante da AC Social, Genilson Machado Lima.
Apesar da ação ser contínua, o dia de ontem teve uma motivação especial: a comemoração do Dia das Crianças. “Hoje queremos fazer com que as crianças não se sintam limitadas pela sua deficiência e pelas barreiras arquitetônicas, então fazemos com que a praia se torne mais acessível para que eles tenham liberdade para tudo”, explicou.
A criançada e seus familiares foram recebidos no local com um café da manhã à beira-mar. Ainda foi instalado um pula-pula, atrações interativas com palhaços, pintura artística de rosto além muita brincadeiras e da apresentação da banda do Centro de Atividades Helena Holanda.
O secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, participou das atividades neste sábado (15) e destacou a preocupação da atual gestão com a acessibilidade e a inclusão. “A gestão sempre apoia esse tipo de ação, principalmente ações que afetam as pessoas e suas famílias, que dessa forma podem desfrutar juntas um momento de lazer”, declarou o secretário.