PMJP é finalista em prêmio nacional que avalia ações desenvolvidas por equipes do CadÚnico

Por - em 3002

Fátima Sousa

 

_foto_julianasantos-241A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é finalista do Prêmio Nacional Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Esse resultado foi obtido pelo trabalho realizado por Marllown José, que desempenha a função de entrevistador do CadUnico/Bolsa Família da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O servidor público, que conquistou 2.025 votos, está entre os cinco finalistas do prêmio que foi criado como objetivo de identificar e premiar práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão do Cadastro Único nos municípios, estados e no Distrito Federal. Na edição deste ano, o prêmio também ressaltou a importância dos entrevistadores. Marllown foi escolhido entre 190 perfis de todo o Brasil.

Muito feliz pela classificação, Marllown disse que a vitória é estendida a toda a equipe. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho desempenhado por uma equipe comprometida com o que faz. Sei da importância da nossa função, pois através dela que ajudamos muitas pessoas carentes. Nesse momento, de muitos cumprimentos, percebo como meu trabalho é significativo não só para a população como para toda a equipe”, afirmou.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília (DF), no dia 15 de dezembro. Além de terem seu trabalho exposto em um catálogo do Prêmio Rosani Cunha, os vencedores poderão acompanhar a equipe do ministério em uma missão técnica para conhecer experiências de gestão de bases de dados aplicadas a políticas sociais.

Aparecida Melo, coordenadora do Bolsa Família da Sedes, destaca que o reconhecimento do prêmio é estendido a toda equipe. “Fiquei muito feliz por Marllown, que é um excelente servidor, sempre disponível e solidário. Esse prêmio veio para dá visibilidade ao nosso trabalho, que não deixa de ser árduo, mas é muito prazeroso”, disse.

Votação e visitas – Ao todo, o concurso recebeu inscrições de 341 práticas nas categorias Estratégias de Qualificação e Fortalecimento; uso do Cadastro Único para desenvolvimento de políticas públicas; e ações inovadoras de inclusão e atualização cadastrais de famílias de grupos e comunidades tradicionais.

A votação foi aberta ao público por meio do site do prêmio e terminou no dia 14. No total, os candidatos receberam 31.813 votos. Esta é a primeira vez que a categoria dos entrevistados será premiada no concurso, que nesta edição homenageia os 15 anos do Cadastro Único, ferramenta que permite a inclusão das famílias de baixa renda nos programas sociais.

Além de Marlown, também foram classificados Lucélia Medeiros da Costa Araújo, de Várzea/PB; Regina Aparecida Marianno Rocha, de São Paulo/SP; Evailson Santos da Silva, de Boa Vista do Tupim/Ba e Daniela Dias de Oliveira, de Monte Castelo/MG.

Entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro, os finalistas receberão a visita de uma equipe técnica do ministério. Na ocasião, os avaliadores poderão conhecer as iniciativas desenvolvidas em detalhes.

Homenagem – Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário/MDSA, o Prêmio Rosani Cunha foi criado em 2009 para homenagear a ex-secretária nacional de Renda de Cidadania. Rosani Cunha, responsável pela gestão de grandes programas do ministério, como o Bolsa Família, faleceu em 2008 em um acidente de carro.