Complexo Hospitalar de Mangabeira viabiliza 100 mamografias para servidoras
Thadeu Rodrigues
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou nesta quinta-feira (20) uma palestra de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Como parte dos eventos do Outubro Rosa, a direção viabilizou a realização de 100 mamografias para as colaboradoras da unidade hospitalar.
“O cuidado com a saúde deve ser algo constante, mas aproveitando a campanha do Outubro Rosa, incentivamos nossas colaboradoras a realizarem as mamografias, a cuidarem de sua saúde. Muitas vezes, o profissional da saúde está muito empenhado no seu trabalho e esquece de cuidar de si”, afirmou a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo.
A Diretoria de Cuidados coletou todos os dados das colaboradoras com mais de 40 anos e enviou para a regulação do município, que vai encaminhá-las para a realização dos exames nos próximos dias.
A palestra de conscientização foi ministrada pela diretora de cuidados, Gerlany Procópio. Ela destacou a importância da realização da mamografia anualmente para que haja um diagnóstico na fase inicial da doença. Quando o tumor é palpável e já tem o diâmetro de um milímetro, já se configura um tumor maligno.
“Há diversos fatores de risco que devem ser considerados pelas mulheres, como idade acima de 50 anos, histórico da doença na família, menopausa tardia, além de hábitos não saudáveis, como o uso de álcool e cigarro e o sedentarismo”, afirmou Gerlany Procópio.
Ainda nesta quinta-feira (20), houve prática de reiki para o restabelecimento do equilíbrio natural do indivíduo, realização de testes de glicemia, aferição de pressão e simulação do autoexame de mama, com participação dos alunos da Faculdade Ciências Médicas, e um coffee break para os servidores.
Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Legislação – A Lei nº 11.664/2008 dispõe sobre a prestação de serviços de saúde relativos à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. As ações devem ser asseguradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio dos seus serviços próprios, conveniados ou contratados.