Centro de Diagnóstico por Imagem do Ortotrauma realiza 54,5 mil exames em seis meses
Thadeu Rodrigues
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) registrou a realização de 54.585 exames no acumulado de janeiro a junho deste ano, entre radiografias (52.032), ultrassonografias (2.236) e tomografias (317).
A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, destaca que, com a realização de exames a partir de aparelhos com tecnologia, é possível haver a definição do diagnóstico do paciente com mais segurança. “Poucos hospitais de urgência e emergência disponibilizam aparelhos de diagnóstico como o Complexo de Mangabeira. Então, nosso objetivo é oferecer o melhor aos nossos usuários”, afirmou.
O Complexo Hospitalar de Mangabeira disponibiliza seis máquinas de radiografia, sendo duas na urgência, uma no ambulatório e três móveis, que são normalmente usadas no bloco cirúrgico, na unidade de terapia intensiva (UTI) e na sala vermelha (atendimentos de alta complexidade).
O CDI também disponibiliza um aparelho de ultrassonografia com doppler colorido para realização de exames abdominais também para pacientes externos, encaminhados por meio das unidades de prontoatendimento (UPA), do Instituto Cândida Vargas e do Hospital do Valentina.
O tomógrafo computadorizado, com alta resolução, também auxilia no diagnóstico de doenças dos pacientes internos, como no caso da vendedora Débora Costa, que tem um problema de cálculo no ureter.
Ela é paciente do serviço de urologia do Complexo Hospitalar e realizou o exame para que o médico possa visualizar onde o cálculo está alojado e definir o melhor procedimento a ser adotado. “O médico pediu a tomografia antes de decidir se tiraria o cateter, pois havia o risco de a crise voltar”, disse Débora Costa.
Já o motoqueiro Irapuran Galdino sofreu um acidente de moto e foi socorrido para o Ortotrauma. “Eu fiz os exames de raio-X na mão e no joelho esquerdos, mas graças a Deus, não fraturei nada. O médico me explicou todo o caso e passou medicação. Os exames foram feitos rapidamente e agora vou me recuperar do inchaço em casa”, contou ele.
Atendimentos – No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o Complexo Hospitalar de Mangabeira realizou 64.276 atendimentos, com destaque para as consultas de ortotraumatologia, que correspondem a 49,54% do total de atendimentos. No mesmo período, foram realizadas 3.392 cirurgias.
O Complexo Hospitalar de Mangabeira é referência em cirurgia ortotraumatológica de áreas abaixo do joelho e do cotovelo, e atende pacientes de todo o Estado da Paraíba, a partir de pactuação firmada com o Ministério da Saúde.
Do total de atendimentos realizados no período de janeiro a agosto, 49.368 foram prestados a pacientes residentes em João Pessoa, o que corresponde a 76,81% do total de 64.276. Outros 14.908 atendimentos foram prestados a pessoas que residem em outros municípios do Estado, o que representa 23,19% do total.