Prefeitura realiza a primeira Semana do Pescado na Cecaf

Por - em 750

Michelly Pedrosa

peixeCuidar da saúde e manter uma boa alimentação é uma preocupação que vem crescendo na população de todo o mundo e para garantir o acesso dos pessoenses a alimentos nutritivos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai promover nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro a Semana do Pescado. O evento será realizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), das 5h às 15h.

Durante os três de dias, os consumidores vão ter acesso ao pescado in natura trazido e comercializado pelos próprios pescadores da região, além de puder conhecer o artesanato pesqueiro e provar pratos à base do pescado.

O evento também contará com palestras e rodas de negócios voltadas para a formação dos pescadores. A manipulação e os requisitos para a certificação do pescado serão alguns dos temas discutidos durante as palestras. O objetivo é aproximar o produtor do pescado e o mercado consumidor, além de ampliar as possibilidades de geração de renda com a venda direta.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital, Newton Marinho, a expectativa é que, com a Semana do Pescado, a venda de peixes e produtos à base da pesca cresçam em 20% neste período. “Nós queremos, com este evento, estimular o consumo do pescado e, assim, garantir uma vida mais saudável para os paraibanos desta região, além de capacitar os pescadores para um melhor manuseio e comércio dos produtos”, destacou o secretário.

Parcerias – A Semana do Pescado está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Rede de Núcleos de Desenvolvimento Territorial (NEDET-UFPB), Rede Estadual de Colegiados Territoriais, Cooperativa Vínculus e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além de contar com o apoio do Sebrae PB, Banco do Nordeste, Fepesca, Fapesca, Cootep – PB e da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa).