Rede Municipal de Saúde oferta tratamento preventivo para o câncer de mama durante todo o ano

Por - em 703

Rebeka Paiva

foto-foto-ivomar-gomes-pereira-13“Descobri a doença aos 34 anos. Quem descobriu o nódulo foi meu marido, pois nunca havia feito o autoexame porque nunca me preocupei com isso. No primeiro momento foi um choque, uma surpresa, já que era muito jovem e não tinha casos de câncer na família, mas no mesmo dia, recebendo o apoio do meu marido e toda família, não me abati, resolvi não me vitimar e encarar o que viria pela frente em nome das minhas filhas, que eram pequenas na época”. Esse é relato de Hellen Nascimento, jornalista, de 39 anos. Hoje Hellen faz parte da lista de mulheres que venceram o câncer de mama.

Hellen precisou fazer uma mastectomia total da mama e 32 sessões de radioterapia. “A mastectomia é um procedimento que no primeiro momento abala com a autoestima da mulher. O seio, que é um símbolo de feminilidade e maternidade é retirado e a pessoa se sente mutilada. Mas a saúde fala mais alto, queria me curar para poder participar do futuro das minhas filhas, conviver com minha família que é a base da minha vida” relata a jornalista.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que em 2016 surjam 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo 250 novos casos apenas em João Pessoa. Buscando reduzir esses dados e proporcionar uma vida mais saudável as mulheres da Capital, o Sistema Único de Saúde (SUS) de João Pessoa oferta o tratamento preventivo e a continuidade da assistência na perspectiva da cura às mulheres com Câncer de Mama, para que cada vez mais mulheres se juntem a Hellen na lista das que venceram a doença.

Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a assistência de promoção e conscientização sobre a doença às mulheres nesse mês de outubro, intensificando as ações voltadas ao público feminino, que já acontecem ao longo do ano na Atenção Básica.

Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

Durante todo o mês de outubro, na Rede Municipal de Saúde estão sendo intensificados os encaminhamentos para mamografias, além de orientações de promoção à saúde da mulher. Mensalmente, o Município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias, mas excepcionalmente neste mês a SMS está disponibilizando 6,5 mil mamografias para as mulheres que necessitarem do exame.

Exames – De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher da SMS, no período de janeiro até agosto de 2016, a Rede Municipal de Saúde realizou 11.274 mamografias. Neste mês, até o dia 25, foram agendadas 3.677 mamografias e realizados 791 exames. Das marcações feitas para a realização de mamografias no mês de outubro, 783 não foram realizadas por conta do não comparecimento da usuária.

A coordenadora da Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, ressalta que a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém em mulheres com idade abaixo dos 40 anos a incidência vem crescendo bastante.

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

“É importante que todas as mulheres, com menos e mais de 40 anos, sempre examinem as mamas, com o autoexame, após a menstruação e procurem a USF para realização do exame clínico. Já as mulheres acima de 50 anos devem realizar mamografia anual ou conforme orientações médicas”, alerta Tânea Lucena.

Para todas as mulheres, Hellen deixa um recado. “Câncer de mama não tem idade nem predisposição genética. Pode acontecer com qualquer mulher e eu sou a prova disso. Faça o autoexame e a mamografia e caso dê positivo encare a doença de cabeça erguida e com positividade, isso faz muita diferença. Independente de sua religião tenha fé em Deus, pois tudo passa, o cabelo cresce, as queimaduras da radioterapia somem e as cicatrizes que ficam são a marca da vitória no seu corpo, pois tudo vale a pena para estar viva e feliz”.

Tânea Lucena também destaca que ações preventivas voltadas à saúde da mulher acontecem durante todo o ano. “Outubro é o mês para reforçar as ações de promoção da saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e outros agravos, mas aqui na rede municipal de saúde serviços e tratamentos preventivos são ofertados durante todo o ano. Doenças, principalmente o câncer, não têm hora para aparecer, por isso é importante manter sempre o cuidado integral com a saúde e ao menor sinal de algo diferente procurar o médico”, reforça Tânea.

Mamografia – É uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.

Outubro Rosa – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Câncer de Mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.