SMS realiza dia D de conscientização da Psoriase no Parque da Lagoa
Ascom/SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (29) o dia D da Campanha Mundial de Conscientização da Psoriase. A ação será realizada no Parque da Lagoa, a partir das 15h30, com atividades culturais, educativas e serviços de promoção à saúde. A programação da Campanha na Capital teve inicio na última segunda-feira (24) com diversas atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF).
De acordo com o gerente de Atenção Básica da SMS, Gilliard Abrantes, a finalidade da campanha é combater o estigma e melhorar a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. “O objetivo é esclarecer que a psoríase não é uma doença contagiosa e possui inúmeras opções de tratamento, trabalhando a conscientização da população e explicando como identificar a psoríase, seus planos terapêuticos e como os pacientes podem conviver com a doença”, afirmou.
Além da SMS, participam da campanha na Capital o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Internacional da Paraíba, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Centro de Referência em Psoríase da Paraíba, Liga Acadêmica de Dermatologia da Paraíba e Associação dos Amigos e Portadores de Psoríase da Paraíba.
Psoríase – A psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Sua causa é desconhecida, mas sabe-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.
Os sintomas da psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas podem incluir manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas; pequenas manchas escalonadas; pele ressecada e rachada; coceira, queimação e dor; unhas grossas, sulcadas ou com caroços; inchaço e rigidez nas articulações.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. Caso perceba qualquer um dos sintomas, é importante procurar um dermatologista imediatamente.