Semana do Pescado será encerrada neste sábado na Cecaf

Por - em 845

Michelly Pedrosa

peixePara incentivar o aumento do consumo do peixe e de frutos do mar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está realizando a I Semana do Pescado. O evento está acontecendo na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, e vai até este sábado (5).

Desde a última quinta-feira (3), os consumidores estão tendo acesso ao pescado in natura trazido e comercializado pelos próprios pescadores da região, além de puder conhecer o artesanato pesqueiro e provar pratos à base do pescado.

Para a funcionária pública Aparecida Queiroga, está é uma ótima oportunidade para comprar pescado de qualidade a preços mais em conta. “A gente que mora na Zona Sul tinha que comprar peixe em supermercado ou nos mercados públicos mais distantes, agora a gente acha pescado fresquinho aqui perto de casa e ainda conhece a procedência do produto”, destacou.

Na feira é possível encontrar carne de caranguejo, aratu, marisco, polvo, camarão e peixes das mais diversas espécies como atum, dourado, meca e tucunaré. Os preços variam e o produto mais em conta hoje é o peixe seco que custa R$ 5,00. A sardinha e a tainha também estão entre os produtos com preços mais baratos por R$ 10,00 e R$ 13,00 o quilo.

O evento conta também com palestras e rodas de negócios voltadas para a formação dos pescadores. A manipulação e os requisitos para a certificação do pescado foi um dos temas discutidos nesta quinta-feira (3) durante uma das palestras. O objetivo é aproximar o produtor do pescado e o mercado consumidor, além de ampliar as possibilidades de geração de renda com a venda direta.

A marisqueira Nadyedja Santos veio de Acaú, no município de Pitimbu, para participar do evento. Ela faz parte de uma associação que pesca e comercializa pratos típicos à base do marisco. “Nós estamos oferecendo um cardápio variado para o almoço durante o evento, com pratos à base do pescado, e tem sido uma grande oportunidade de mostrar nosso trabalho, além de compartilhar experiências com pescadores de várias regiões e aprender com as palestras”, contou.

De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Ferreira, a proposta da Semana do Pescado é criar mais uma data, além da Semana Santa, para desenvolver uma cultura duradoura de consumo do peixe e incentivar uma alimentação mais saudável. “A média de consumo de pescado da população brasileira está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e precisamos mudar esse cenário, para isso, estamos lançando este evento e nossa meta é que as vendas de peixes e produtos à base da pesca cresçam em 20% neste período”, ressaltou a coordenadora.

Estrutura – Para a realização da Semana do Pescado foram disponibilizados seis boxes, sendo dois para comercialização de comidas típicas e quatro para comercialização do pescado in natura e congelado, com apoio de freezers e expositores. Além disso, o evento conta também com uma área onde foram montadas dez barracas para a venda do pescado e mais cinco bancas para comercialização do artesanato. No total, são mais de 30 pescadores participando do evento.

Parcerias – A Semana do Pescado está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Rede de Núcleos de Desenvolvimento Territorial (NEDET-UFPB), Rede Estadual de Colegiados Territoriais, Cooperativa Vínculus e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de contar com o apoio do Sebrae PB, Banco do Nordeste, Fepesca, Fapesca, Cootep – PB e da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa).