Mais de 11 mil alunos da rede municipal serão avaliados no Prêmio Escola Nota 10

Por - em 772

Alexandre Quintans

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), irá realizar nessa segunda (14) e de quarta (16) a sexta-feira (17) a aplicação da prova do “Prêmio Escola Nota 10”. São 11.902 alunos do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que participam da avaliação que acontecerá no turno da manhã, a partir das 8h30, e a tarde, a partir das 14h30.

O “Prêmio Escola Nota 10” tem como finalidade avaliar o grau de desenvolvimento de competência e habilidades dos estudantes e dos trabalhadores da educação que atuam nas escolas municipais.

Fundamental I – os alunos do 3º, 4º e 5º ano respondem 10 questões objetivas, sendo cinco de Português e cinco de Matemática. Cada questão valerá dois pontos.

Fundamental II – já os alunos do 7º, 8 º e 9º ano respondem a 25 questões, sendo cinco para cada disciplina que são Português, Matemática, História, Geografia e Ciência.

O resultado da avaliação equivale a 40% do prêmio do “Escola Nota 10’. Os demais percentuais resultam na soma de 20% da participação dos educadores na formação continuada, 10% do indicador de avaliação de projetos interdisciplinares e mais 30% da avaliação da gestão escolar como conservação da estrutura física e do mobiliário, lista de frequência dos professores, diários de classe atualizados e em bom estado d e conservação.

Creis – Os 81 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) também estão sendo avaliados. Nos Creis 40% da avaliação vêm da frequência na formação continuada, 40 % do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, 10% da ata da coordenação da Educação Infantil, descrevendo a qualidade do atendimento em todos os seus aspectos qualitativos e quantitativos, 5% do cronograma de reuniões quinzenais de planejamento, 2,5% do relatório das ações pedagógicas propostas no Projeto Político Pedagógico e 2,5% dos projetos interdisciplinares.

A bonificação dos servidores das unidades de ensino será proporcional ao Índice de Excelência, que vai de 50 a 100%, alcançado por cada escola na avaliação do Programa.

Escola Nota 10 – O programa é resultado de um decreto de Lei Municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação. Este é formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da participação dos servidores na formação continuada.