Pronatec inicia cursos para 66 mulheres com o apoio da Prefeitura de João Pessoa

Por - em 1000

Max Oliveira

 

aulainaugural_fotocorneliofelipeSessenta e seis mulheres dos bairros de Mangabeira e Ilha do Bispo iniciaram, na tarde desta quarta-feira (16), os cursos de higienista e recepcionista em serviços de saúde promovidos pelo Codai, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A aula inaugural aconteceu no auditório da Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Capital.

Os cursos são gratuitos e terão duração de quatro meses, com entrega de diploma e encaminhamento para o mercado de trabalho após a conclusão. Eles são colocados em prática através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Mulheres Mil. As aulas acontecerão no período da tarde, de segunda à sexta feira, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Ilha do Bispo, e Centro de Referência da Cidadania (CRC), em Mangabeira.

“Trabalhamos na divulgação, mobilização do público e inserção delas no sistema e depois faremos o acompanhamento e monitoramento dessas turmas”, disse Kaline Guerra, coordenadora do Pronatec em João Pessoa. “Estamos atendendo os bairros de Mangabeira e Ilha do Bispo nesses dois cursos, e a tendência é que possamos ampliar para outras comunidades”, concluiu.aulainaugural_fotocorneliofelipe-2

Além da qualificação para a inserção no mercado de trabalho, o objetivo dos cursos é de desenvolver a autoestima das mulheres com aulas de empreendedorismo, saúde e direito da mulher e mapa da vida, como destaca Suely Alves, coordenadora do ‘Mulheres Mil’ do Pronatec. “É uma preparação, também, para a vida. Muitas aqui estão fora da sala de aula e em situação de vulnerabilidade social, e vemos, no final dos cursos, mulheres transformadas”, afirmou.

É o que espera a dona de casa Denise Figueroa. Ela se inscreveu para participar do curso de recepcionista em serviços de saúde em Mangabeira, bairro onde mora com a família. “Pretendo me qualificar e tentar me inserir no mercado de trabalho. Já fiz outros cursos, mas em áreas que não tinham muito a ver comigo. Esse eu quero me aprofundar e aprender o máximo possível”, disse.