Novembro Azul estimula população masculina a procurar cuidados com a saúde
Rebeka Paiva
Novembro é o mês de conscientização e orientações sobre a importância do cuidado integral com a saúde da população masculina e alertas sobre o câncer de próstata. Na rede municipal de saúde, as ações preventivas e de promoção à saúde do homem são realizadas durante todo o ano, mas durante esse mês especial essas ações são intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Desde o início da campanha do Novembro Azul já foram atendidos seis mil homens, a maioria sendo encaminhados para a realização de consulta médica especializada em urologia e exames, como o de dosagem de antígeno específico (PSA).
Para o coordenador da área técnica da saúde do homem da SMS, Késsio Brito, a campanha tem mostrado um resultado bastante positivo “Podemos observar o aumento do número de homens ocupando os espaços de cuidados desde a atenção básica ate os outros níveis de atenção, possibilitando mudanças de paradigmas e quebra de preconceito com o cuidado por parte do homem. O Novembro Azul realmente tem estimulado a população masculina a procurar cuidar mais da sua saúde”, comenta o coordenador.
A campanha do Novembro Azul segue até o dia 30 desse mês, com ações sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família, inclusive no turno da noite para facilitar o acesso dos usuários que trabalham durante o dia, além de atividades nas Academias de Saúde da Família, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, nos Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), hospitais da rede municipal, e outras secretarias.
Durante toda a campanha estão sendo ofertadas palestras sobre câncer de próstata nas instituições de ensino e pesquisas, com atividades direcionadas ao público masculino com práticas de atividades físicas, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e avaliação nutricional, entre outros serviços voltados à saúde do homem.
Câncer de Próstata – Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
“Com base nos números apresentados pela Vigilância Epidemiológica e do INCA, trabalhamos atividades de promoção à saúde e preventiva. Observando toda doença que possa vir a surgir, não só o câncer de próstata. Portanto a orientação é que os homens busquem as Unidades de Saúde de sua referência para conversar com os profissionais”, informou Késsio Brito.