Cais Cristo e Ortotrauma realizam atividades em alusão ao Novembro Azul

Por - em 609

Rebeka Paiva e Thadeu Rodrigues

O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo e o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizam, nesta sexta-feira (25), atividades voltadas à promoção e prevenção à saúde do homem.

As ações fazem parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa em alusão ao Novembro Azul e têm a finalidade de orientar a população masculina sobre a importância do cuidado integral com a saúde além de alertar sobre o câncer de próstata.

A programação no Cais Cristo é direcionada aos usuários da rede municipal de saúde e acontece a partir das 9h e segue até às12h. Durante a ação, serão ofertados testes rápidos para Sífilis e HIV, exame de hepatite B, hemograma e vacinas para hepatite B e antitetânica.

A população masculina ainda vai poder assistir a uma palestra sobre os principais cuidados com a saúde do homem e orientações sobre o câncer de próstata, orientações sobre saúde bucal, além de receber atendimento com clínico geral e encaminhamentos para consultas e exames com especialistas.

De acordo com a diretora multiprofissional do Cais Cristo, a ação tem como objetivo atrair a população masculina para o Centro em busca de maiores cuidados. “Podemos observar ao longo do ano que os homens só aparecem para consultas e exames se estão doentes, com essa atividade do Novembro Azul buscamos conscientizar os homens que o cuidado com a saúde precisa acontecer antes do adoecimento e a prevenção é extremamente importante”, comenta Eliane Coutinho.

Atividade no Ortotrauma – No Ortotrauma será realizada uma palestra, a partir das 9h, destinada aos servidores. A capacitação será ministrada pelo médico urologista Rafael Rebouças, coordenador do serviço de Urologia da unidade hospitalar. Em seguida, será disponibilizado um coffee break aos participantes.

Segundo Rafael Rebouças, é muito importante que os homens com idade a partir de 50 anos procurem as unidades de saúde da família (USF) para monitorar sua saúde, principalmente no que se refere à urologia. Ele afirma que, com relação ao câncer de próstata, além da idade do indivíduo, outro fator de risco é o histórico familiar, quando o pai ou irmão já foram acometidos pela doença.

O urologista explica que, com a realização do exame de sangue que avalia o nível de PSA (substância produzida pela próstata), é possível saber se há alguma irregularidade na saúde do homem. Contudo, é necessário que o indivíduo procure um médico antes que apareça qualquer sintoma que comprometa sua saúde. “O médico da USF vai avaliar o paciente e encaminhá-lo ao especialista quando houver a necessidade, diagnosticada por meio de exames”, afirmou o médico urologista Rafael Rebouças.

Novembro Azul – A campanha segue até o dia 30 desse mês, com ações sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família, inclusive no turno da noite para facilitar o acesso dos usuários que trabalham durante o dia, além de atividades nas Academias de Saúde da Família, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, nos Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), hospitais da rede municipal, e outras secretarias.