Modelo de Gestão do Banco de Alimentos está entre os 12 melhores do Brasil

Por Fátima Sousa - em 973

img-20161125-wa0226O modelo de gestão do Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está entre os 12 melhores do País. A seleção foi referendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), durante a I Mostra Nacional de Experiências de Banco de Alimentos, realizada nos últimos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília.

A experiência de João Pessoa foi apresentada através de dois trabalhos pela coordenadora do Banco de Alimentos, Mariângela Duarte Pinto. A primeira categoria num painel com exposição oral na quinta-feira (22), sob o título “Ferramentas de Gestão de Banco de Alimentos: Um estudo de caso do Município de João Pessoa” e a outra na categoria Banner, sob o título “Desafios e estratégias para captação de gêneros alimentícios do BA de João Pessoa”.

Não houve classificação, apenas a seleção das 12 melhores experiências escolhidas entre todas as desenvolvidas no Brasil.  As representações das 12 experiências receberam troféus por participação e mérito.

Mariêngela considerou de grande importância à seleção da experiência da gestão Municipal de João Pessoa. “O reconhecimento do nosso modelo de gestão só afirma que estamos no caminho certo. Tudo é fruto de um trabalho em equipe, mas sabemos que existem muitos desafios pela frente e continuaremos a trabalhar pelos que mais precisam”, destacou.

Ela disse ter sido muito proveitoso e gratificante participar do evento. “A riqueza de experiências faz com que possamos unir forças na busca de um único objetivo: garantir o direito humano à alimentação”, disse Mariângela Duarte Pinto.

O evento reuniu gestores de Bancos de Alimentos de todo o País, incluindo aqueles mantidos por gestões públicas, privadas e filantrópicas. “A ideia é permitir a aproximação entre os gestores, podendo compartilhar as experiências administrativas e, desta forma, melhorar a atuação de serviço de forma unificada”, lembrou Mariângela.

O MDS recebeu, via edital, experiências de gestão vindas de bancos de alimentos de todas as regiões do Brasil. Apenas os 12 exemplos de destaque foram escolhidos para uma exposição oral no evento, Além desses, outros 100 casos foram selecionados para serem apresentados por meio de banners.

O Banco de Alimentos da PMJP atende atualmente mais de 54 mil pessoas. O modelo de gestão foi inscrito em um trabalho elaborado em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento social (Sedes) – por meio da Diretoria de
Economia Solidária e Segurança Alimentar (Dessan), e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Departamento de Tecnologia e Alimentos.

“Nosso trabalho explica o modelo de gestão mostrando todo o seu funcionamento em termos de logística, organização e distribuição. Ficamos felizes em ter este destaque diante de trabalhos de todo o País e em poder compartilhar isso com todos”, concluiu Mariângela.