Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é festejado com ação do projeto Acesso Cidadão
A praia do Cabo Branco, em João Pessoa, foi o cenário das comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado na manhã e tarde deste sábado (3), foi organizado pelo Projeto Acesso Cidadão e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Durante todo período matinal, foram realizadas atividades musicais, de dança e esportivas: canoagem, banho de mar e outras atividades físicas para estimular a prática ede esportes.
Segundo o organizador, coordenador do Projeto Acesso Cidadão, Genilson Lima, essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. “Queremos conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afete”, destacou.
De acordo com Sansão Soares, cadeirante, que participa do projeto há três anos, ações como estas trazem visibilidade para a pessoa com deficiência. “Nós estamos conquistando cada vez mais espaço na sociedade, mas ainda falta conscientização. É preciso mais investimentos em transportes, mobilidade e acessibilidade, mas é verdade que temos o que comemorar, mesmo que ainda não seja o ideal”, analisa Sansão.
Parcerias – O projeto Acesso Cidadão conta ainda com a participação de alunos e professores do Iesp Faculdades, que fizeram atendimentos de orientação nutricional, odontológica e avaliação física dos participantes.
Durante o período da tarde, as ações continuam. Das 14h às 16h será realizado o ‘Natal Especial Helena Holanda’, com uma apresentação de dança com cadeirantes. Já às 17h, será realizada uma apresentação com o coral de Libras, do Iesp Faculdades.
A data – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.