SMS promove X Oficina da Rede Escola para trabalhadores e estudantes da área de saúde
Thibério Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta terça (6) e quarta-feira (7), a X Oficina da Rede Escola. O evento é uma parceria com 16 instituições de ensino superior e acontecerá no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) das 8h às 17h nos dois dias de atividades.
A Oficina da Rede Escola acontece todos os anos e tem como objetivo avaliar os processos de ensino-aprendizagem nos diversos cenários de prática do município. A atividade é voltada para gestores, trabalhadores e estudantes da área de saúde.
Neste ano, a Oficina tem como tema “Gestão- Ensino – Serviço – Comunidade: Onde me encaixo?”. De acordo com a gerente de Educação na Saúde, Daniela Pimentel, este tema foi pensando com a finalidade de discutir como o ensino-serviço interfere na formação profissional na área da saúde.
“A oficina será um momento riquíssimo para partilhar as inúmeras experiências exitosas que o ensino-serviço proporciona para a reorientação da formação profissional. Serão dois dias de avaliação das práticas que realçam a gestão do cuidado nos diferentes cenários de aprendizagem da rede municipal de saúde”, afirmou Daniela.
A programação do evento é composta por palestras, práticas integrativas e grupos de trabalho para discutir atenção básica, atenção especializada e atenção hospitalar. Durante as atividades, os participantes poderão trocar as experiências em seus espaços de prática.
Quem não realizou a inscrição online, ainda pode se inscrever no dia do evento. Os participantes devem levar dois quilos de alimento não perecível para apresentar durante o credenciamento. O alimento arrecadado será doado para instituição de longa permanência para idosos.
A Rede Escola – É um dispositivo democrático de fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade, que fomenta a reorientação da formação de estudantes e profissionais com a finalidade de transformar as diferentes práticas nos serviços de saúde do município.
A Rede Escola é formada pela gestão municipal de saúde, profissionais da Atenção Básica, Especializada, Hospitalar, Vigilância em Saúde e demais setores da rede, além do conjunto de instituições de ensino superior e técnico do setor público e privado, movimentos estudantis e de controle social.