Centro de Zoonoses faz mutirão para castrar cães e gatos

Por - em 1553

Thibério Rodrigues

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) está realizando um mutirão de cirurgias para castração de cães e gatos até esta quarta-feira (7). A ação é uma parceria com professores e estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com o gerente da Cvaz, Nilton Guedes, o objetivo da ação é promover o controle populacional dos animais por meio da esterilização. A expectativa é receber aproximadamente 40 animais, entre caninos e felinos, durante os dois dias do mutirão, que teve início nesta terça-feira (6).

Nilton explica que os animais que estão sendo castrados no mutirão já foram pré-agendados. “Em sua maioria são animais encontrados no campus da UFPB e alguns cães e gatos de acumuladores”, disse.

Para se submeter à cirurgia, o animal não deve estar em fase de amamentação e precisa estar na faixa etária acima dos oito meses e até sete anos de vida. O procedimento não é considerado perigoso e os animais recebem alta no mesmo dia.

Parceria – As cirurgias estão sendo realizadas em conjunto com aproximadamente 25 estudantes do curso de medicina veterinária da UFPB, orientados pelo professor Luiz Eduardo Carvalho. “É a terceira vez que fazemos essa parceria e considero muito importante para os estudantes conheçam o serviço de atendimento à comunidade, além poderem colocar seus conhecimentos em prática”, afirmou o professor.

Serviço – Os cuidadores que desejam castrar seus animais devem fazer um cadastro no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses, que está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, nº 100, nos Bancários. Para mais informações sobre o atendimento para a castração de animais, os interessados podem ligar para os telefones 3218-9357 ou 3214-3459.