Ortotrauma incentiva doação de sangue aos familiares dos pacientes
O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) orienta os familiares dos pacientes internados sobre a importância da doação de sangue. A unidade hospitalar realiza, em média, 500 cirurgias ao mês, e é preciso dispor de um estoque de sangue suficiente para realizar transfusões, caso seja necessário.
A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, explica que o estoque da Agência Transfusional representa uma segurança ao paciente que será operado, que está em uma situação de vulnerabilidade. “O setor de Serviço Social faz este trabalho de conscientização com os familiares dos pacientes para que eles façam a doação, já que isto pode significar a manutenção de uma vida”, afirmou ela.
A gerente da Agência Transfusional e de Patologia e Hematologia do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Juberlita Pereira, explica que todo o estoque vem do Hemocentro da Paraíba. “A doação é feita no Hemocentro e, na ocasião, o doador deve informar os dados do paciente internado no Complexo Hospitalar de Mangabeira. Esse gesto é fundamental para a sustentabilidade do nosso banco de sangue. Se a gente só tira e não repõe, vai faltar sangue”, destaca ela.
Juberlita Pereira alerta que todo o procedimento é seguro e que o material colhido é analisado antes de ser usado nos pacientes. “Se usamos duas bolsas de sangue numa cirurgia, solicitamos a doação de quatro pessoas, porque, normalmente, nem todas as doações são aproveitadas, justamente pela possibilidade de as condições de saúde de algum dos doadores não atenderem ao que determina o controle de qualidade”.
Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador tem o direito de se ausentar de suas atividades sem desconto no salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, para realizar doação voluntária de sangue. O Hemocentro da Paraíba está localizado na Avenida Dom Pedro II, 1.826, Torre, em João Pessoa.
Quem pode doar sangue
Homens e mulheres com idade de 18 anos a 65 anos;
Acima de 50 quilos;
Gozar de boa saúde.
É necessário
Ao apresentar-se para doação, o doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.
Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas.
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e Aids.
Condicionantes
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação.
Obedecer o período de intervalo entre doações: 90 dias para homens e 120 dias para mulheres.
Não estar grávida ou amamentando.
Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.