Cepics Equilíbrio do Ser orienta como diminuir o estresse de fim de ano
As festas de fim de ano são um período aguardado por muita gente, mas com elas, também aumentam a correria do dia a dia: trânsito intenso, shoppings e comércio lotados, filas gigantescas e muito estresse. Tudo isso acaba gerando uma grande tensão física e os músculos são a parte do nosso corpo que mais sofre. O Centro de Práticas Integrativas Equílibrio do Ser (Cepics) disponibiliza gratuitamente para a população técnicas que ajudam a combater e aliviar essa tensão e uma delas é a terapia integrativa e complementar de automassagem.
A automassagem é uma prática coletiva que combina exercícios corporais de alongamento e respiração. Busca a consciência corporal, o auto conhecimento, a descoberta da autocura através do toque e o alívio das tensões. Ao se massagear, o usuário entra em contato com as tensões do corpo físico relacionando-as também aos aspectos mentais e emocionais, pois nossa visão não é somente a do alívio das tensões, ou com visão no indivíduo como um corpo adoentado.
Segundo a professora que ministra as aulas de automassagem, Renata Shirley, o indivíduo deve ser visto de forma integral e holística, onde os aspectos mentais e emocionais também fazem parte e colaboram para seu estado de saúde. “A automassagem serve inicialmente para alívio das dores físicas, uma vez que trabalha a partir de exercícios corporais. Contudo, também traz consciência corporal, faz o indivíduo se perceber e perceber aquilo que lhe causa mal em um nível físico relacionado à sua conduta de vida”, explicou.
Benefícios – A prática trás bem estar e consequentemente proporciona mais flexibilidade ao corpo, devido aos alongamentos. As técnicas de respiração permitem relaxamento, consciência de viver o momento presente, tranquilidade, pois os usuários levam para sua vida cotidiana as práticas aprendidas e usam elas para lidar melhor com as situações da vida. A respiração, por exemplo, pode auxiliar um usuário num momento de estresse a se acalmar. Seus benefícios, além da flexibilidade, alívio das tensões e tranquilidade, relaxamento, são a melhora no sono, a melhor disposição física, a melhora no sistema imunológico, no humor, na qualidade de vida.
Para Maria Alves de Freitas, 81 anos, que frequenta a terapia de automassagem há cerca de 1 ano, o período já promoveu uma mudança de vida. “Eu estava com um problema no quadril que segundo o médico só resolveria com cirurgia, eram dores intensas e mal conseguia andar. Mas devido à minha idade, problemas no coração e quadro alérgico, não poderia me operar. Então me indicaram o Cepics. No começo nem conseguia sentar no chão pra fazer a automassagem, mas hoje faço tudo, sem dores nem problemas. Minha saúde agora é outra, muito melhor, e nem precisei fazer cirurgia”, comemorou.
Turmas- De acordo com a diretora administrativa do Cepics Equilíbrio do Ser, Patrícia Margarete Cavalcanti Barbosa, a terapia de automassagem possui 3 turmas: segunda-feira às 8h30, terça-feira às 18h00 e quarta-feira às 17h00. “Também dispomos de outras práticas coletivas como a biodança, danças circulares, tai chi chuan, terapia comunitária. Yoga, cuidando do cuidador (resgate da autoestima), automassagem preventiva, arteterapia, cura em expressão (artes plásticas), meditação, consciência corporal, constelação familiar, dança do sagrado feminino e círculo de gestantes”, completou.
Como utilizar o serviço- O usuário precisa se dirigir ao Equilíbrio do Ser munido de Cartão SUS de João Pessoa, RG, CPF e comprovante de residência. Ele irá fazer uma escuta terapêutica que irá identificar com ele sua necessidade e encaminhar para as práticas do serviço. Caso sua necessidade seja a da automassagem, ele é encaminhado automaticamente. Ele pode vir de demanda espontânea ou encaminhado pela USF do seu bairro.