PMJP promove confraternização para moradores em situação de rua
Michael Santos, desempregado, nunca participou de uma confraternização natalina. Ele está vivenciando uma grande expectativa durante toda essa semana. Foi convidado e está entre os 150 moradores em situação de rua que neste sábado (17), a partir das 18h, estão participando de um jantar no Restaurante Popular da Lagoa, oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
O jovem campinense, em companhia de Luciclaudio Costa, outro morador, estava na manhã desta quinta-feira (15) no Centro POP, participando de uma ação de higienização e beleza, conduzida pelos cabeleireiros Servilho de Holanda e Maria Silvia de Sousa. Da ação foram beneficiadas dezessete pessoas
“Estamos se arrumando pra ficar bonito pra festa”, diz ele. Michael é pai de uma menina de 7 anos, mas vive na rua há mais de 5 anos. “Eu gosto de ficar sozinho, prefiro a rua, ninguém enche a minha cabeça”, diz o jovem, que vive fazendo biscate de flanelinha e outras atividades ambulantes.
Luciclaudio também não esconde a expectativa para o jantar. “Pelo menos não vai ficar em branco o meu natal”, disse ele. O jovem veio pra capital procurar emprego há cerca de um ano. Ficou na casa de um irmão que foi embora com a família para outro estado.
“Desempregado e sem casa, fiquei na rua. Eu soube que tinha esse centro e saí procurando, perguntando as pessoas até encontrar. Faz cinco meses que frequento. A equipe é muito legal. Quando falou no jantar foi uma surpresa. Nunca participei e estou com muita vontade de conhecer”, revelou.
Jantar – A confraternização vai reunir usuários da Casa de Acolhimento Adulta e pessoas cadastradas ou não no Centro POP. Ambas unidades fazem parte da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que é responsável pelo serviço de atendimento a essa população.
A programação de abertura conta com um Culto Ecumênico e atividades cultural e religiosa, conduzidas pela Comunidade Católica Filhos da Misericórdia – da pastoral social da Igreja Católica -, e equipes sociais da Sedes, além da Diretoria de Economia Solidaria e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).
A pedagoga Amparo Santos, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), diz que a programação foi construída com muito zelo pelas equipes. “Nossa proposta é que essas pessoas também se sintam acolhidas e incluídas neste momento de confraternização universal”, destaca.
Centro POP – A Unidade é do Centro de Referência Especializado na Assistência Social- CREAS. Acolhe pessoas em situação de violação de direitos e vulnerabilidade social, entre eles moradores em situação de rua. Faz o acolhimento até que sejam liberadas vagas nas Casas de Acolhimento. Guarda os pertences do usuário, oferece refeições e guarita, além de ajudar na retirada de documentos. Funciona de 8h às 17h. O acolhido não dorme. Funciona na Rua 13 de Maio, s/n. Centro.