Prefeitura realiza mais de 91 mil atendimentos nos CRCs da capital

Por Hellen Nascimento - em 797

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou mais de 91 mil atendimentos de janeiro a novembro de 2016. Os números são dos Centros de Referência da Cidadania (CRCs). O objetivo é dinamizar e promover ações que possibilitem a participação cidadã de forma descentralizada e integrativa, articulada com os diversos segmentos sociais, dando acesso às políticas públicas com foco no desenvolvimento social.

Os CRCs são espaços de formação, qualificação, desenvolvimento e apoio às atividades ou ações das comunidades em pleno exercício de seus direitos sociais e de sua cidadania e quem reponde pelos centros é a Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (DIPOP).

De acordo com o coordenador geral dos CRCs, Eduardo Bezerra Cavalcanti de Araújo, um dos principais objetivos dos CRC´s é oferecer qualificação profissional para a inserção ao mercado de trabalho. “Além de atender, informar, orientar e encaminhar aos serviços e programas sociais, os centros também possuem o importante papel de capacitar, preparar e ajudar a inserir seus usuários ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estimulando a geração de emprego e renda”, afirmou.

Atualmente a prefeitura possui 10 CRCs localizados em pontos estratégicos da capital. São eles CRC Bancários; CRC Costa e Silva; CRC Cristo; CRC Cruz das Armas; CRC Funcionários II; CRC Jardim Veneza; CRC Mandacaru; CRC Mangabeira; CRC Roger e CRC Valentina.

Serviços – Os CRCs realizam os mais variados serviços que vão desde a realização de cursos de capacitação e qualificação profissional, promoção de palestras sócio educativas, seminários artístico-culturais e econômico-sociais, realização de oficinas visando à inserção social e geração de renda até o Cadastramento Único e Bolsa Família (CAD Único), cadastramento em programas de assistência eventual (Balcão de Direitos), encaminhamento e acompanhamento dos diversos grupos beneficiários aos programas sociais e serviços e expedição de CTPS e CPF, entre outros.

Nos CRCs também se encontram a coordenação local para as ações dos Programas Sociais em execução como PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Programa de Atenção Integral à Família; Projeto de Atenção à Pessoa Idosa – PAPI – Trabalho e Economia Solidária e outros, esporádicos e permanentes, de interesse da comunidade.

Parcerias – Além da parceria com o Governo Federal, outras secretarias municipais são parceiras como a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), que junto com os CRC´s realizam cursos de informática e inclusão digital e a oficinas e cursos do  Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP)