Complexo Hospitalar de Mangabeira incentiva imunização de funcionários

Por Thadeu Rodrigues - em 1093

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) está realizando uma campanha com os funcionários para os cuidados com imunização. A unidade hospitalar tem mais de 1.200 trabalhadores e os incentiva a estarem com as vacinas em dia para evitar infecções.

“É importante que o trabalhador de um hospital esteja imunizado. O profissional tem a obrigação de estar prevenido para poder atender aos pacientes”, destaca a diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo. Ela afirma que as principais vacinas para os profissionais da Saúde são as que agem contra tétano, hepatite B e tuberculose.

Conforme o gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel Batista, o acesso às vacinas é por meio das unidades de saúde da família (USF). O profissional deve levar seu cartão de vacinação, mas, caso ainda não o tenha, o cartão será feito na USF.

“É necessário estar sempre portando o cartão, até para o caso de haver algum acidente, e o cidadão não tomar a vacina outra vez, simplesmente porque não sabe se já está imunizado ou não”, explica ele.

De acordo com Fabiana Araújo, a vacinação é feita quando o profissional ingressa na unidade hospitalar, mas como há saída e ingresso de profissionais, é importante a conscientização permanente aos funcionários.

“Se o trabalhador sofre um corte com agulha ou lâmina de bisturi, os riscos são menores se ele está vacinado. Cada vacina tem uma duração específica. A contra o tétano dura dez anos, então é preciso sempre renovar porque esta doença tem alto grau de morbidade. A pessoa tem espasmos e precisa ser tratada numa unidade de terapia intensiva, com aparelhos que auxiliem a respiração e a realização de uma traqueostomia”, diz a diretora-geral.