Construção de ciclovia na Avenida Beira Rio já atinge cerca de 400 metros

Por Glaudenice Nunes - em 1566

Quem passa diariamente pela Avenida Ministro José Américo de Almeida, popularmente conhecida como Av. Beira Rio, observa máquinas e homens trabalhando intensamente. É que a via está passando por intervenções que incluem a construção de uma ciclovia, a padronização das calçadas e nova iluminação, além do plantio de 900 novas mudas de árvores.

Cerca de 400 metros da ciclovia da Avenida Beira Rio já foram executados pela Secretaria de Infraestrutura da Capital (Seinfra). A construção da ciclovia, que ligará o Parque da Lagoa à orla de Cabo Branco, faz parte do projeto de requalificação da via que está sendo executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na obra, o governo municipal está investindo R$ 6,7 milhões.

Já foram concluídos na avenida dois quarteirões, o primeiro vai da Avenida Coremas até a Avenida Maximiano Figueiredo e o segundo da Avenida Maximiano Figueiredo até a Avenida Bento da Gama. Atualmente, a Seinfra está trabalhando na execução da ciclovia no terceiro quarteirão, no trecho que compreende a Av. Bento da Gama até a Av. Clemente Rosas.

O projeto prevê a construção da ciclovia no canteiro central da avenida nos dois sentidos, centro-praia e praia-Centro, e a padronização das calçadas também nos dois sentidos. Iniciada em dezembro do ano passado, a obra é uma das mais importantes dentro do projeto de mobilidade urbana implantado pelo prefeito Luciano Cartaxo, priorizando o uso da Avenida Beira Rio para pedestres e ciclistas, contemplando também quem anda de transporte coletivo, carros e motos.

Desenvolvido com a participação de técnicos, professores universitários, ciclistas e a sociedade, o projeto respeita o meio ambiente, obedecendo a arborização da via e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto à acessibilidade.