Secretaria de Saúde de João Pessoa estima vacinar mais de 12 mil meninos contra o HPV

Por Mônica Melo - em 1268

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa deve imunizar cerca de 12.500 meninos contra o vírus do HPV até o final de 2017. Anteriormente, a vacina era aplicada apenas em adolescentes do sexo feminino, mas a partir deste ano, o Ministério da Saúde instituiu algumas mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, imunizando também meninos entre 12 e 13 anos. Na Capital, o calendário de vacinação dos meninos começou nesta segunda-feira (16).

“Com a vacinação também dos meninos fechamos o ciclo de circulação do vírus e com isso devemos reduzir a incidência do HPV”, explicou a chefe de Imunização da SMS, Chiara Dantas.  A vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre), que funciona na Avenida Rui Barbosa, S/N, Torre.

Vírus – Enquanto nas meninas o HPV pode levar ao câncer no colo do útero, nos meninos o vírus pode ocasionar o desenvolvimento do câncer de pênis. O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, possui mais de 100 tipos que podem infectar a pele e as mucosas de homens e mulheres.

Sua principal forma de transmissão é pela via sexual. Alguns tipos do vírus provocam verrugas e pelo menos outros 13 tipos podem produzir lesões com potencial de progressão para o câncer.