Chuvas que caem em João Pessoa representam 28% do total previsto para janeiro
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP) está monitorando o volume de chuvas que cai na Capital desde o início da manhã desta terça-feira (31). De acordo com informações do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), até as 10h45 da manhã, choveu 22,6 milímetros, o equivalente a 28% das chuvas previstas para todo o mês de janeiro.
O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, explica que este volume de chuvas é normal e previsível para esta época do ano. Em janeiro, de acordo com as médias históricas, são aguardados 80,1 milímetros de chuvas. “Alguns pontos de alagamentos são comuns, o que pode atrapalhar um pouco o trânsito. Eles ocorrem em razão do subdimensionamento das galerias, mas a previsão é que a água escoe 30 ou 40 minutos após cessar a chuva”, explicou.
Em toda a Capital, existem aproximadamente 20 pontos críticos de alagamentos, entre eles, a Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários; Avenida Epitácio Pessoa, nas proximidades do colégio Lourdinas; Água Fria, próximo ao Centro Administrativo Municipal, e no bairro no bairro do Geisel.
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas, fazendo o monitoramento dos pontos de alagamento. Até o final da manhã, nenhum chamado foi registrado pela Defesa Civil. Ainda segundo informações do Cemaden, as chuvas devem continuar de forma moderada até o fim do dia.
Atendimento 24 horas – A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, através do Disk Defesa Civil (0800 285 9020).