Ortotrauma sensibiliza acompanhantes de pacientes para doação de sangue

Por - em 915

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) proporcionou uma capacitação, nesta segunda-feira (20), sobre a importância de acompanhantes e familiares dos pacientes doarem sangue. A iniciativa é para manter o estoque de bolsas da Agência Transfusional do hospital, que tem perfil de urgência e emergência, mas realizada também cirurgias gerais.

O gerente de Serviço Social, Edval Avelino, explica que nos primeiros meses do ano o estoque de bolsas de sangue na unidade normalmente é baixo, sendo preciso um aumento nas doações para manter a segurança e a sustentabilidade do setor. Mensalmente, há a realização de 500 cirurgias, em média, na unidade hospitalar. “Precisamos manter a sustentabilidade do nosso estoque. Portanto, é de extrema importância a doação de sangue. Temos um perfil hospitalar de urgência e emergência, mas a necessidade maior é para as cirurgias gerais”, explica.

A capacitação, que teve como público alvo assistentes sociais e psicólogos do Ortotrauma, foi realizada por Conceição Abrantes, assistente social do Hemocentro da Paraíba. Ela destacou a necessidade de reposição do estoque de sangue na instituição. “Não podemos obrigar os familiares dos pacientes a doarem sangue, mas precisamos fazê-los entender que do mesmo jeito que aquele familiar foi salvo, uma doação pode salvar outras vidas”.

Doação – A doação é feita no Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Dom Pedro II, 1.826, Torre, em João Pessoa. O doador deve informar o nome do paciente e o do hospital em que há internação. Ele recebe um comprovante de doação e deve entregar ao Serviço Social do Complexo Hospitalar de Mangabeira. Normalmente, a quantidade sugerida por doador é de três bolsas de sangue.

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalhador tem o direito de se ausentar de suas atividades sem desconto no salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, para realizar doação voluntária de sangue.

Quem pode doar sangue: Homens e mulheres com idade de 18 anos a 65 anos; acima de 50 quilos e gozar de boa saúde.

É necessário: O doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial; não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e Aids.

Condicionantes: Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores à doação; obedecer ao período de intervalo entre doações: 90 dias para homens e 120 dias para mulheres; não estar grávida ou amamentando e não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.