No Dia Internacional da Síndrome de Down, prefeito visita nova creche com obras em fase final

Por Flávio Asevêdo - em 1173

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Na manhã desta terça-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o prefeito, Luciano Cartaxo, visitou a última etapa das obras da creche Arthur Antônio Belarmino Ferreira, no bairro dos Bancários. Esta será a 45ª creche em tempo integral entregue à população nos últimos quatro anos, entre unidades construídas ou ampliadas. Neste período, o número de estudantes da rede de educação infantil triplicou, saindo de 4 para 12 mil vagas.

Durante a visita ao novo equipamento que deve ser entregue à população em abril, Luciano Cartaxo destacou o trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para tornar a educação da Capital cada vez mais inclusiva. Atualmente, 980 crianças com necessidades especiais estão matriculadas na rede de ensino da PMJP, sendo 45 com Down.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

“Temos um trabalho permanente neste sentido, nossas escolas trabalham com crianças com Síndrome de Down e com necessidades especiais, tendo a figura do cuidador em sala de aula, para que a gente possa fazer com que esse aluno se sinta inserido e em uma escola realmente inclusiva. Muitas mães têm tido a oportunidade de tirar as crianças com algum grau de deficiência ou Síndrome de Down de escolas particulares para colocá-las nas nossas escolas, porque na rede municipal temos o cuidador para fazer este acompanhamento, desde o momento que pegamos essas crianças em casa até o momento de levá-las novamente para o cuidado dos pais”, disse o prefeito.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

A creche recebeu o nome em homenagem à luta pela inclusão das crianças com a síndrome de Down. Arthur era portador da Síndrome e foi representado pelo seu pai, o radialista Ronaldo Belarmino, durante a visita às obras. “Luciano foi um iluminado quando teve a ideia de colocar o nome de meu filho. Tínhamos uma luta muito grande para que esta causa fosse reconhecida. Desde 1990 a gente luta, o prefeito foi parceiro porque trouxe o primeiro laboratório de inclusão social de informática para a sociedade Pestalozzi da Paraíba, e nesse momento ele dá à cidade um equipamento adaptado que vai incluir pessoas com necessidades especiais e vai eternizar o nome do meu filho, uma criança que mesmo sendo portadora da Síndrome de Down, fazia questão de ser incluída na sociedade”, disse Belarmino.

Investimento da educação – Na visita à creche dos Bancários, Luciano destacou que a nova unidade vai fortalecer a rede de proteção à primeira infância criada pela gestão municipal. Em 2012, a Capital paraibana possuía 43 creches. Hoje, 86 estão espalhadas por todos os bairros. Luciano também lembra que, há quatro anos, o município disponibilizava apenas 13 berçários e 13 lactários, com 215 bebês atendidos. Hoje, este número saltou para 77 turmas de berçário e 39 lactários, com mais de 1.600 bebês beneficiados.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Todas as unidades também oferecem cinco refeições diárias, uma alimentação balanceada e de alto valor nutritivo. Uma equipe multidisciplinar cuida das crianças, aplicando uma rotina de atividades que favorece o processo de aprendizagem. “As escolas que recebem as crianças vindas de nossas creches percebem o avanço que elas conseguem ter, justamente pelo contato com práticas pedagógicas já nos primeiros momentos da infância”, explica a secretária de Educação, Edilma Ferreira.

A formação, valorização e ampliação do número de profissionais que estão em contato diário com as crianças é outra marca da política de educação municipal, lembra Edilma. “Hoje, mais de 2 mil profissionais atuam na nossa rede de creches, em atividades multidisciplinares. São educadores, berçaristas, cozinheiras, lactaristas, cuidadores, auxiliares de serviço, lavadeiras, secretárias e vigias”.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Na ocasião, o prefeito também recordou que na última semana chegou à marca dos mais de 2,5 mil enxovais entregues às mães e pais com itens essenciais para os primeiros meses dos bebês.

A nova creche – A creche visitada por Luciano Cartaxo vai atender a 160 crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, das 7h às 17h. A nova unidade conta com um espaço de 2.800 metros quadrados, com playground, oito salas de aula climatizadas, uma sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. A estrutura conta também com salas do servidor, elétrica e de multiuso.

 

Salvar