Defesa Civil realiza trabalho preventivo e monitora áreas de risco de João Pessoa
Dando continuidade às ações de prevenção para o período de chuva em João Pessoa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP), realiza, desde a última terça-feira (21), ações no bairro São José e Rangel. O trabalho acontece a partir das 7h, durante toda a semana.
Para dar segurança para os moradores, a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco de João Pessoa. O bairro São José é um exemplo. Lá está sendo realizado desassoreamento do rio Jaguaribe, com retirada de lixo, da vegetação e fazendo aprofundamento da calha do rio. Além desse trabalho, árvores da barreira estão sendo podadas, com a presença também da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb).
Já no Rangel, por causa das últimas chuvas, está sendo feito um trabalho voltado para tirar a vegetação e o lixo próximo da ponte que liga o bairro ao Cristo Redentor. “Nós estamos focando nestas áreas por conta do período de chuva que se aproxima e queremos evitar alagamento nas casas”, revelou Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil.
João Pessoa em Ação – O programa, que acontece todos os anos, foi criado pela PMJP em 2013, visando estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.
Nos finais de semana, as equipes de todas as secretárias da PMJP e outros órgãos, como o Corpo de Bombeiro, ficam em alerta, Caso necessite, a Defesa Civil faz a convocação do serviço e de imediato é atendido o chamado.
Em casos de desastres como deslizes de barreiras, quedas de árvores, desabamentos e alagamentos, a população pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 285 9020 que funciona nas 24 horas do dia.