Projeto da SMS vai ampliar o acesso de jovens ao diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia neste sábado (29) o projeto “Jovem Testado, Jovem Consciente” para ampliar o acesso ao diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites B e C junto aos jovens que fazem parte das quadrilhas juninas de João Pessoa. As equipes de testagem e aconselhamento visitarão os ensaios das quadrilhas todos os finais de semana até o dia 28 de maio.
De acordo com a coordenadora da Seção de IST/HIV/Aids da SMS, Clarice Rocha, serão realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; distribuição de preservativos e gel lubrificante íntimo, além de rodas de diálogo sobre sexo seguro. “Neste primeiro momento, o projeto irá assistir jovens que fazem parte das quadrilhas juninas de João Pessoa, durante os ensaios, que serão realizados em escolas públicas e ginásios poliesportivos da cidade”, afirmou.
A meta do projeto é alcançar o número de 500 jovens testados durante os ensaios das quadrilhas juninas. “O diagnóstico precoce do HIV é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções”, disse Clarice.
O trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além dos técnicos da Seção de IST/HIV/Aids. Os primeiros ensaios visitados serão das quadrilhas Tiko Show, neste sábado (29), e Sanfona Branca, neste domingo (30), ambas no bairro de Mangabeira.
Dados – Segundo os dados mais atualizados da Seção de IST/HIV/Aids da SMS, a Capital tem 791 casos notificados para cada 100 mil habitantes. Entre os jovens (pessoas de 15 a 24 anos) o índice de detecção é de 25,7.
Testes – Para quem desejar fazer os testes para diagnóstico da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, a SMS disponibiliza o serviço no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que funciona no Centro de Atenção Integral a Saúde (CAIS) de Jaguaribe. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O CTA funciona ao longo de todo o ano e oferta aos usuários a testagem rápida de HIV/Aids e outras ISTs, como sífilis e hepatites B e C, com o resultado do exame saindo em 30 minutos. Caso o teste rápido dê positivo, o usuário é encaminhado para o Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga ou para o ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do HULW.
Para ter acesso aos serviços do CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local.