Instituto Cândida Vargas oferta assistência completa para as mães

Por Rebeka Paiva - em 5445

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está sempre buscando ofertar o melhor acolhimento e uma maior resolutividade para as necessidades dos usuários que procuram assistência na rede municipal de saúde. Para o bem estar das futuras mamães, o Instituto Cândida Vargas (ICV) oferta o acompanhamento contínuo a essas mulheres.

Referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste, o ICV oferece acompanhamento desde o pré-natal até um Banco de Leite, para os casos em que as mães não conseguem amamentar.

Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.

Eniedja Pereira, 32 anos, fez todo o seu pré-natal no ICV. Para ela, a atenção recebida foi fundamental para que, na hora do parto, ela estivesse tranquila e segura. “O acompanhamento completo da minha gestação foi aqui e desde a primeira vez para a primeira consulta do pré-natal até esse momento pós-parto, fui bem recebida e acolhida por todos os funcionários. E esse acolhimento não ficou restrito a mim, minha irmã que me acompanha desde o começo também foi muito bem tratada. A gente nota que eles realmente se preocupam e tem um cuidado com a gente, além do amor pela profissão que exercem”, comenta a mãe de Isaque, que nasceu no dia 21 de fevereiro.

Serviços – O ICV oferta em âmbito ambulatorial de segunda-feira à sexta-feira, em horário comercial, pré-natal de alto risco, serviço de ultrassom, serviço cardiológico adulto e pediátrico, exames laboratoriais, serviço odontológico e, para crianças de até dois anos, consultas com especialistas pediátricos e seguimento de atendimento a crianças com microcefalia, teste da orelhinha, teste do pezinho, Followup Canguru (crianças prematuras do método canguru).

Já em âmbito hospitalar, o ICV é referência em urgência obstétrica e ginecológica com atendimento 24 horas com classificação de risco. Além disso, a maternidade dispõe de UTI Materna, UTI Neonatal, UCIN (Unidade De Cuidado Intermediário Neonatal) E UCINCA (Unidade Método Canguru).

“Aqui na Cândida Vargas a gente procura sempre ofertar as nossas usuárias um cuidado eficiente com muito zelo pela saúde dela e de seu bebê. Por isso, garantimos as gestantes o acesso a um serviço onde ela e o filho não estejam expostos a nenhum risco, principalmente na hora do nascer, que requer uma sensibilidade maior”, explica a diretora multiprofissional da maternidade, Terezinha de Lisieux.

O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou em 2016 uma média de 525 partos, entre natural e cesáreo, e mais de 2.370 atendimentos por mês. Do total de atendimentos anuais realizado pelo hospital, 64,1% foram de residentes de João Pessoa e 35,9% de outros municípios. Apenas em 2017 já foram realizados mais de 2000 partos. Ao todo, o Instituto possui 182 leitos.