Em 5 anos de funcionamento, Cpics Canto da Harmonia já realizou mais de 48 mil atendimentos

Por Rebeka Paiva - em 1363

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Canto da Harmonia comemorou no último dia 14 de maio o 5° ano de serviços prestados a população. Ao longo desse tempo foram 48.436 atendimentos, sendo 18.648 referentes a terapias individuais e 29. 788 a terapias coletivas. O Centro realiza mensalmente em torno de 1.152 atendimentos, entre terapias individuais e coletivas.

Atualmente, o Canto da Harmonia oferece à comunidade as seguintes terapias individuais: acupuntura, auriculoterapia, reflexologia, massoterapia, terapia quântica, terapia floral, terapia ayurvédica, reiki e homeopatia. No conjunto de terapias coletivas ofertadas aos usuários, estão yoga, biodança, meditação, automassagem, cuidando do cuidador/resgate da autoestima, tai chi chuan, permacultura, constelação familiar, sagrado feminino e roda de saberes.

“Não recebemos doenças nem patologias. Recebemos pessoas e as acolhemos de maneira amorosa e humanizada. Há cinco anos chegamos como práticas desconhecidas e até mesmo consideradas estranhas para a população, mas hoje somos conhecidos, procurados e validados pela comunidade”, destaca a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da SMS, Monica Heyouan.

Franci Gabriel é usuária do Canto da Harmonia desde 2013 e mesmo já tendo vencido a depressão que a levou a procurar o serviço inicialmente, a professora continua freqüentando o Centro como forma de inspirar outros usuários a superar suas debilidades.

“Quando vim pela primeira vez ao Canto da Harmonia estava com uma depressão muito grande que me causava um transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Comecei a participar de terapias alternativas para melhorar junto com as terapias convencionais passadas pelo médico, mas comecei a melhorar quando entendi que a cura estava dentro de mim e era necessária força de vontade para superar o problema, somado a isso tem o carinho, cuidado e acolhida por parte dos profissionais do centro que é algo fundamental para todos os usuários”, relata a Franci.

Márcia Gadelha, coordenadora geral do CPICS, diz que é muito satisfatório testemunhar diariamente o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão sendo atendidas ou participando das terapias. “É muito comum pessoas relatarem que quando entram no Canto da Harmonia já sentem de imediato uma paz, uma tranquilidade. É muito gratificante saber que proporcionamos isso aos nossos visitantes e usuários”.

Comemoração dos 5 anos – Na manhã desta terça-feira (16), o Canto da Harmonia realizou uma programação especial para usuários e funcionário confraternizarem pelo aniversário do Centro.

A programação ainda incluiu um brechó, harmonização coletiva, roda de biodança, roda de ciranda e apresentação musical de Sinfrônio Petrônio, que é facilitador de biodança e vocalista da Banda Omelete. As atividades comemorativas seguem até às 11h, com um pocket show da cantora Regina Limeira.

Acesso ao serviço – Para ter acesso às terapias individuais e coletivas no Canto da Harmonia, o interessado pode ir diretamente ao local ou através de encaminhamento de sua Unidade de Saúde da Família (USF). É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

O CPICS Canto da Harmonia está localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, S/N, ao lado da Igreja Matriz do Valentina e da Praça Soares Madruga, funcionando ao público de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e as sextas das 13h às 17h. O telefone para contato é o 3218-5873.