Mulheres se reúnem para formular políticas de saúde em Conferência Municipal

Por Thibério Rodrigues - em 968

Aproximadamente 200 mulheres estão participando da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento teve início na noite desta quarta-feira (17) e segue até a noite desta quinta-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

A Conferência tem como objetivo formular propostas para a política de saúde da população feminina e, em sua primeira edição, tem como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

Durante a solenidade de abertura, a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, destacou que o município está aberto ao diálogo para as melhorias nos serviços voltados ao público feminino. “Temos uma rede integrada de serviços voltados à saúde da mulher, mas ainda temos muito a avançar. Por isso estamos aqui para debater novas políticas e sair dessa conferência com propostas concretas e valorosas”, afirmou.

Para a secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Lídia Moura, a Conferência marca uma etapa importante para a saúde das mulheres de João Pessoa. “Esse encontro simboliza o início de uma revolução. Não podemos esquecer que as mulheres precisam de cuidados em todas as fases da vida”, disse.

Participam da Conferência membros de entidades e movimentos sociais, sindicatos e conselhos de classe, trabalhadoras dos serviços de saúde e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante todo o dia, as participantes estarão divididas em grupos temáticos para debater e formular as propostas que serão encaminhadas para a etapa macrorregional, marcada para a para quinta e sexta-feira da próxima semana. Acontecerão ainda mais duas etapas: a estadual, nos dias 8 e 9 de junho, e a nacional, prevista para o período de 1 até 4 de agosto, quando serão reunidas propostas de todo o País para contribuir nas melhorias dos serviços do SUS para as mulheres.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson Vilberto de Sousa, ressalta que a Conferência foi pautada para discutir as melhorias para a saúde das mulheres e o debate deve acontecer de forma respeitosa, porém firme. “Temos que erguer a cabeça e fazer com que a voz das mulheres seja escutada nas esferas superiores”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a representante da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, Cátia Souto; a presidente da organização da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, Rosilene Farias; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Mãe Renilda; a deputada Estelizabel Bezerra, representando a Assembleia Legislativa; a vereadora Sandra Marrocos, representando a Câmara de Vereadores; e a representante dos Movimentos Sociais de Defesa das Mulheres, Carolina Vieira.