Concluintes do Curso Acessuas/Pronatec recebem certificados da PMJP

Por Hellen Nascimento - em 990

“Esse é um sonho realizado e me sinto muito orgulhosa por estar aqui. É a primeira vez que recebo um certificado por um curso que conclui. Agora eu me sinto realmente preparada para entrar procurar emprego e entrar no mercado de trabalho”, comemorou a recém-formada Recepcionista em Saúde, Daniele Ferreira, 32 anos, durante solenidade de entrega dos certificados para 103 alunos concluintes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Acessuas/Pronatec ofertado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na noite desta quarta-feira (17), no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

Os cursos foram administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai). Ao todo foram cinco turmas divididas nos cursos de Agente de Combate às Endemias; Agente de Segregação e Coleta de Resíduos Sólidos; Recepcionista em Serviço de Saúde; Higienista em Serviço de Saúde.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Eduardo Pedrosa, qualificação e capacitação fazem cada vez mais a diferença na busca por trabalho. “A Prefeitura está fazendo o seu papel de capacitar e preparar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho, lembrando que qualificação tem sido um diferencial fundamental para conseguir emprego. Para tanto, as parcerias são muito oportunas. Também é importante salientar que esses alunos recém-formados têm condição e podem procurar o Banco Cidadão para abrirem seu próprio negócio dentro da capacitação que tiveram, incentivando o empreendedorismo e gerando emprego e renda na Capital”, destacou.

A coordenadora do Acessuas/Pronatec em João Pessoa, Kaline Guerra, explica como são os cursos. “Geralmente são cursos profissionalizantes de curta duração que vão 3 a 6 meses, portanto em pouco tempo o aluno já saiu capacitado para o mercado de trabalho. Fora isso a Prefeitura também realiza palestras de como se portar em uma entrevista de emprego, além das parcerias com o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) e o Programa Jovem Aprendiz, para que a inserção desses alunos ao mercado de trabalho seja mais segura e mais rápida”, informou.

Segundo a coordenadora adjunta do Pronatec ‘Mulheres Mil’, da UFRPE através do Codai, Sueli Alves de Lima, a capacitação vai além de preparar para inserção ao mercado de trabalho. “Os alunos também são estimulados a empreender nas mais variadas áreas. E no caso do Pronatec ‘Mulheres Mil’, além da capacitação profissional também tem como objetivo emponderar essas mulheres, que muitas vezes se encontram em vulnerabilidade social, resgatando a autoestima e fazendo com elas percebam e reconheçam sua importância enquanto mulher dentro da sociedade”.