Segurança do Paciente é tema central na Semana de Enfermagem do Hospital Santa Isabel

Por Thibério Rodrigues - em 1016

Promover a segurança do paciente e a melhoria na qualidade dos serviços de saúde é o principal objetivo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O tema foi o foco da Semana da Enfermagem realizada na unidade hospitalar durante esta semana.

Em funcionamento desde janeiro de 2014, o serviço é composto por uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros) e avalia de forma sistematizada os procedimentos adotados por todos os envolvidos no processo de atendimento ao usuário.

O trabalho do Núcleo é realizado de acordo com as metas de segurança do Ministério da Saúde, que são seis: identificação do paciente (trabalhar para não haver erro de identificação); comunicação efetiva; higiene das mãos; segurança no uso de medicamentos; cirurgia segura; e evitar queda do paciente ou úlcera de pressão, que é uma lesão na pele ou tecido, causada geralmente pela longa permanência em superfície dura.

De acordo com diretora multiprofissional do HMSI, Vânia Frazão, todas as etapas de trabalho foram exploradas durante os dois dias de programação, desde o internamento, passando pelo apoio psicológico, serviço social, transporte seguro, nutrição, higienização, lavanderia, clínica médica e cardiológica, UTI, até a organização de prontuários do paciente.

“Montamos as estações de segurança, onde os profissionais e estudantes tiveram a oportunidade de assistir todo o fluxo de atendimento do paciente, não só de sua área, mas desde o preparo do pré-operatório até a alta. Dessa forma, nós envolvemos toda a equipe multidisciplinar do hospital”, destacou a diretora multiprofissional.

HMSI – O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) atende várias especialidades como urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia, além de realizar cirurgias eletivas de média e alta complexidade, assistência às doenças cardiológicas e renais crônicas. Para ter acesso aos serviços oferecidos na unidade hospitalar, o usuário deve ser encaminhado pela rede municipal de Saúde.