Profissionais da Saúde da Capital são capacitados em parceria com o Instituto Sírio Libanês

Por Rebeka Paiva - em 752

Buscando sempre ofertar um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece cursos de capacitação frequentemente para seus profissionais. Uma dessas capacitações acontece em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Os cursos, que iniciaram no mês de março e seguem até dezembro, têm como foco projetos de apoio ao SUS. As aulas são ministradas via teleconferência e os profissionais assistem em três locais: Hospital Santa Isabel, Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) e Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Estão sendo capacitados 140 servidores da rede municipal de João Pessoa.

Daniele Pimentel, gerente de Educação em Saúde da SMS, explicou que os cursos dão oportunidade para incrementar a formação dos profissionais da rede pública e resultam em efeitos positivos nos serviços, beneficiando, principalmente, os usuários. “Os profissionais conseguem reorientar as suas práticas nos diferentes cenários em que atuam, otimizando a oferta de cuidado de acordo com as necessidades de saúde da população”, enfatizou.

Estão sendo realizados os cursos de capacitação e especialização em: Processos Educacionais na Saúde; Regulação em Saúde no SUS; Gestão de Políticas em Saúde Informadas para Evidência; Gestão de Emergência em Saúde Pública; e Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente.

Os cursos compõem o conjunto de iniciativas educacionais dos projetos de apoio ao SUS aprovados para o triênio 2015-2017 para execução pelo Instituto Sírio Libanês. Todos foram construídos em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em acordo com as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadisus).