Centro de Inclusão inaugura novo calendário de atendimento para crianças com microcefalia

Por Thibério Rodrigues - em 1198

O Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) realiza nesta quarta-feira (28), às 9h, um café da manhã para recepcionar as famílias das crianças com microcefalia cadastradas para o novo calendário de atendimento especializado.

Dentro do novo fluxo, as crianças serão atendidas todas as quartas e sextas-feiras por uma equipe específica composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropediatra, psicólogo, psicopedagogo, assistente social e terapeuta ocupacional, garantindo, assim, uma assistência mais ampla.

As crianças já eram atendidas no Centro de Inclusão, mas algumas especialidades eram realizadas em outros serviços, de forma descentralizada, além de que as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Social também serão inseridas na assistência a essas crianças e suas famílias.

A nova dinâmica assistencial resultou de uma reunião do prefeito Luciano Cartaxo e os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com as mães de bebês e crianças com microcefalia para ouvir suas necessidades e otimizar os serviços a elas oferecidos, melhorando a qualidade de vida das famílias.

Assistência às famílias – Com a nova dinâmica de atendimento, também será ofertado apoio às famílias das crianças assistidas. “As mães terão atendimento com o psicólogo no Centro de Inclusão quando estiverem acompanhando seus filhos”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

Outra forma de assistência será o cadastro no Programa de Habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para que as crianças sejam incluídas entre os 5% reservados à pessoa com deficiência.

CRMIPD – O Centro de Inclusão funciona numa parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Sedec), tendo como objetivo desenvolver e criar mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais.

Nesse espaço, as equipes prestam atendimento especializado, desenvolvendo a habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes e jovens com deficiência auditiva, visual, intelectual e física. Também há a orientação e apoio aos usuários e suas famílias quanto aos direitos e encaminhamentos para as demais políticas públicas, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno da cidadania.

Localização – O Centro de Referência Municipal de Pessoas com Deficiência (CRMIPD) fica localizado na Rua Coronel Otto da Silveira, nº 161, no Pedro Gondim. O telefone de contato é o 3218-9807.