Cecaf comemora dois anos de funcionamento com programação especial
Na próxima quinta-feira (27), a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) comemora dois anos de funcionamento. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), preparou uma programação especial para os consumidores do local.
A partir das 8h, quem passar pela Cecaf vai encontrar uma série de serviços, como aferição de pressão e testes rápidos de saúde, apresentações culturais com a participação da quadrilha junina do município de Jacaraú e de músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além da ‘Tenda Verde’ da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com distribuição gratuita de mudas para a população.
A PMJP também vai realizar um café da manhã para os produtores rurais que comercializam na Cecaf, em alusão ao Dia da Agricultura Familiar, comemorado no dia 25 de julho. “É o dia de homenagearmos as pessoas que fazem a Cecaf, os agricultores que trabalham de sol a sol para trazer produtos de qualidade para nossa mesa e que sustentam suas famílias com o trabalho no campo”, destaca João Furtado, secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa.
A Cecaf foi inaugurada no dia 25 de julho de 2015, na época com apenas 42 comerciantes. Desde então, se consolidou como um verdadeiro polo da Agricultura Familiar em todo o Estado. Atualmente o espaço comporta 136 produtores rurais de 28 municípios paraibanos, comercializando as quintas e sábados. Ao longo do tempo, a Central tem conseguido propiciar aos produtores um espaço de qualidade para comercialização de suas mercadorias, bem como combater a cultura dos “atravessadores”.
“Hoje o agricultor tem onde vender suas mercadorias, sem precisar repassá-los por um preço inferior e o resultado está na satisfação dos consumidores, em obter produtos de qualidade e também dos próprios agricultores, que hoje conseguem colher o fruto de tanto trabalho”, ressalta Vaulene Rodrigues, secretária adjunta da Sedurb.
Qualidade de vida – Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. A Sedurb realiza oficinas periódicas, práticas e teóricas para conscientizar os agricultores sobre a importância de não utilizar agrotóxicos nas plantações. Hoje, cerca de 30% da produção do local é orgânica e a meta é que até o ano que vem esse número seja superado. “Após as oficinas os agricultores já experimentam plantar sem agrotóxicos e a procura por alimentos orgânicos na Cecaf tem sido intensa”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Central.
Administração – Lembrando que, para expor na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) se faz necessária a comprovação de agricultor familiar, feita por meio da apresentação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro José Américo. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis. Além disso, o espaço comercializa também peixes e frutos do mar variados e também conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais.