SMS realiza ação para conscientizar sobre a importância do cuidado com Hepatites Virais

Por Rebeka Paiva - em 727

Nesta sexta-feira (28) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de DST, AIDS e Hepatites Virais realizará a partir das 8h30, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), uma ação para conscientizar sobre a importância do cuidado com as Hepatites Virais.

A ação será dividida em duas partes para públicos diferentes. A primeira é uma mobilização voltada aos alunos, professores, funcionários do Instituto e público geral que abordará o contexto da doença, explicando os perigos e formas de contagio. Também serão oferecido testes rápidos para as Hepatites B e C.

A outra parte da ação também acontecerá no IFPB e será voltada aos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica e da Rede de Serviços da SMS. Esta abordará os novos avanços no tratamento das Hepatites Virais, apresentação do novo Protocolo para o Controle da Transmissão Vertical das Hepatites e Co-Infecção HIV/HBV/HCV.

“A ação tem como principal objetivo chamar a atenção para o grande problema de saúde pública que representa as Hepatites Virais, que são doenças silenciosas e, muitas vezes, quando os sintomas aparecem à saúde do portador pode estar bastante comprometida ocasionando uma cirrose hepática ou câncer de fígado”, explica a chefe da Seção de DST, AIDS e Hepatites Virais da SMS, Clarice Pires.

Serviço – Na Rede Municipal de Saúde é ofertado o teste rápido para as Hepatites B e C, que são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e os resultados saem em até 30 minutos. Além do CTA, várias Unidades de Saúde da Família (USFs) também realizam o teste rápido. Basta o usuário procurar a USF mais próxima para se informar sobre a melhor forma de fazer o exame.

Outra forma de identificar a doença é através da sorologia, feita a partir de exames de sangue e os resultados são divulgados em no máximo 10 dias. Caso o usuário seja identificado com a doença é encaminhado ao Hospital Clementino Fraga ou Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) para que inicie o tratamento.

Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV e Sífilis. Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada. O Centro funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.

Confira a programação completa:

– 8h30 – Acolhida

– 9h – Hepatites Virais no Município de João Pessoa-PB

Palestrante: Maria Clarice Rocha Pires de Sá – Chefe da Seção Municipal IST/Aids e Hepatites Virais

– 9h20 – Transmissão Vertical da Hepatite B e C

Palestrante: Juliana Barbosa – Gastroenterologista e médica do ambulatório do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga

– 10h – Os avanços no controle das hepatites virais

Palestrante: José Eymard Medeiros Filho – Hepatologista do Ambulatório de Hepatologia Hospital Universitário Lauro Wanderley

– 10h40 – Intervalo

– 11h – Coinfecção HIV/HBV/HCV.

Palestrante: Fernando Martins Selva Chagas – Infectologista do Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga

– 11h40 – Debate

– 12h30 – Encerramento