PMJP mantém Escola de Artes e contribui para realizar o sonho de quem quer ser ator de teatro

Por Felipe Silveira - em 1098

“Meu sonho é, um dia, me tornar artista que seja reconhecido no mundo todo pelo meu trabalho”. A frase é do estudante Danilo de Assis Carneiro, de apenas 12 anos de idade. Morador do bairro de Treze de Maio, o aluno, que já estuda na rede municipal de ensino, também faz parte do grupo de oitenta crianças e adolescentes que aprende a arte do teatro na Escola Municipal de Artes – Casa das Artes, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A unidade funciona no prédio da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Além do teatro, os alunos aprendem música e artes visuais. Ao todo, oito profissionais se engajam para transformar a história dessas crianças que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade social.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde. “Isso amplia o horizonte dessas crianças. Fazem elas ‘pensarem fora da caixinha’ e, muito além de se tornarem artistas no futuro, as transformam em cidadãs de bem, o que é mais importante para nós. Nossa intenção é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos alunos, envolvendo-os em um ambiente educativo e artístico”, afirmou Amélia Nóbrega, coordenadora da Escola Municipal de Artes.

Neste sábado (19), é comemorado o dia do artista de teatro em todo Brasil. Esses profissionais que traduzem a arte de representar, provocando nos espectadores os mais diversos sentimentos. “O teatro, além de ser uma manifestação artística é, acima de tudo, uma importante ferramenta de educação. Ele trabalha o corpo e a mente dessas crianças. Elas desenvolvem aqui habilidades que vão ser usadas para toda a vida, como cooperação, disciplina, respeito com a opinião alheia e uma série de questões cognitivas”, ressaltou a atriz e professora de teatro, Fabíola Morais.

Essas habilidades parecem mesmo estar presentes em todos os alunos. É o que afirma a também estudante Samara Ferreira de Lima, 14 anos, moradora de Cruz das Armas. “É uma oportunidade muito boa que a Prefeitura de João Pessoa oferece para nós. Eu podia estar em casa sem fazer nada ou aperreando meus pais, mas estou aqui aprendendo uma profissão que vai servir para minha vida”, disse com entusiasmo Samara.

A possível ociosidade vespertina é também uma observação de outra discente. Laryssa de Oliveira Santana, 12 anos, é moradora do Portal do Sol e estuda na Escola Municipal Anita Trigueiro do Valle, no Altiplano. Um detalhe nas aulas de teatro é que os alunos ficam sem pegar o celular por duas horas. Algo difícil para uma geração que já nasceu conectada. “Se eu tivesse em casa, com certeza, estaria conversando com minhas amigas no whatsapp. Aqui não pego no celular, mas é tão rápido que nem sinto a hora passar. E o melhor é que a gente também faz novos amigos e aprende a atuar”, conta a aluna.

Além dos espaços utilizados na Estação das Artes, os estudantes também participam de atividades lúdicas em diversos pontos da cidade. “Os alunos estão em constante movimento. Geralmente, a gente visita pontos históricos e turísticos da nossa Capital, além de assistir a peças de teatro fora da Casa das Artes. Isso é muito importante para eles, porque faz a troca de ideias e amplia a visão deles para a cultura”, afirmou Ingrid Trigueiro, atriz e coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Artes.

Transporte – Além das aulas de teatro, música e artes visuais, a Prefeitura disponibiliza também o transporte dessas crianças e adolescentes. O projeto tem dois ônibus para pegá-los e deixá-los nas suas unidades escolares. Com isso, há uma economia nas despesas de transporte, o que possibilita a inclusão dos discentes na Casa das Artes.

Inscrições – Semestralmente, a Escola Municipal de Artes abre inscrições para alunos que tenham interesse em canto coral, teatro e artes visuais. Além disto, a unidade conta agora com 30% das vagas para o público em geral.

Quem desejar participar do projeto deve entrar em contato com a Diretoria de Gestão Curricular (DGC), ligada à Secretaria Municipal de Educação, e agendar uma visita dos integrantes da Escola Municipal de Artes. O telefone de contato é 3218-9280 (das 8h às 14h).