Defesa Civil Municipal firma parceira com a UFRN para garantir mais segurança para a população

Por Rômulo Teodorico - em 1029

Uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai garantir mais eficiência, controle e segurança da população de João Pessoa. É que desde a semana passada foi firmado um acordo que vai renovar o plano de contingência e mapear as áreas de riscos da cidade, através de um equipamento de drone. Sua primeira ação foi nesta terça-feira (29) no Bairro dos Ipês.

As atividades com o drone vão atualizar as informações sobre as áreas de risco e entrar em locais mais remotos. “Existem muitas áreas de difícil acesso e esse trabalho com o drone vai facilitar o nosso serviço, gerando conhecimento da real situação daquele local”, afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela.

O trabalho com o equipamento já começou e vem sendo manuseado por técnicos da UFRN e da Defesa Civil. As ações não têm prazo de finalização.

Já o plano de contingência, que foi elaborado por especialistas da UFRN e pela Defesa Civil de João Pessoa, visa orientar as secretarias sobre seus papeis em caso de emergência na cidade. “A partir de agora, cada órgão terá conhecimento sobre como proceder nas emergências. Esse plano foi atualizado, garantindo ainda mais segurança para a população”, finalizou.

As secretarias e órgãos envolvidos são: Secretaria de Planejamento (Seplan), Habitação (Semhab), Educação e Cultura (Sedec), Comunicação Social (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), Orçamento Participativo, como também a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além da própria Defesa Civil. Ainda participam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cagepa, Energisa, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Serviço – Qualquer ocorrência em decorrência de chuvas ou da situação precária de moradias pode ser informada à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, por meio da Linha Direta 0800-285-9020, que funciona em regime de plantão durante as 24 horas.