Professores participam do Seminário de Educação Infantil, currículo e práticas pedagógicas
Tendo em vista a atualização da nova Proposta Curricular da Educação Infantil pelo Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação do Município de João Pessoa (SEDEC) promoveu quinta e sexta-feira o “Seminário Municipal de Educação Infantil: Currículo e Práticas Pedagógicas”, na Estação cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
A coordenadora da Educação Infantil do município, Francineide Ribeiro, disse que o encontro marca o início da elaboração e construção de nossas bases. “Toda nossa avaliação está sendo realizada a partir da experiência dos professores em sala de aula e estamos nos pautando pelo que nos pede o MEC, ou seja, a nova base de campos de experiência e os direitos de aprendizagem das crianças”, comentou.
Participaram do Seminário aproximadamente 500 profissionais que atuam nos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs) e escolas (gestores, professores polivalentes, especialistas e educadores das áreas de música, educação física e artes), além de representantes do sistema de garantia dos direitos da criança, como Ministério Público, Conselho Tutelar, Redes de Proteção, pais, profissionais de escolas particulares e municípios convidados, a exemplo do Conde, Bayeux, Caaporã, Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Rio Tinto, Pitimbu e Pedras de Fogo.
Os professores participaram de palestras, realizaram leitura compartilhada e discussão dos direitos de aprendizagem. Logo após os professores foram divididos em cinco Grupos de Trabalho (GT), em que trabalharam a convivência, as brincadeiras, as formas de expressão e o conhecimento. No campo das experiências foram trabalhados aspectos sobre conhecer o “eu”, o “outro” e coletivo (nós), como também o corpo, gestos, movimentos, oralidade, escrita, espaço, tempo, quantidade, as relações e transformações.
“Essa visão de construção do dialogo coletivo é um momento muito rico para nós que fazemos parte da Sedec, pois trazemos nossa experiência como também a experiência do outro, exatamente o que sugere o manual de orientações pedagógicas do MEC”, explicou a professora Francineide Ribeiro.