Seinfra conclui recapeamento na Maximiano Figueiredo e inicia serviços na Avenida Beira Rio

Por Glaudenice Nunes - em 1220

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu os serviços de recapeamento asfáltico na Avenida Maximiano Figueiredo, no Centro da Capital. Com o término das obras na Maximiano, foram iniciados os serviços em mais um importante corredor da cidade, a Avenida Beira Rio, que dá acesso a vários bairros da cidade.

Na Maximiano, os trabalhos foram realizados no trecho compreendido entre a Avenida João Machado até a Almirante Barroso, totalizando 1,2 mil metros de serviço executado.

Na Beira Rio os serviços serão executados nos dois sentidos da avenida. Os serviços foram iniciados a partir do trecho da Maximiano Figueiredo sentido praia. Por conta das obras, os condutores que trafegam na via devem redobrar a atenção ao passarem no local durante a semana, uma vez que há interdição parcial na via. Para manter a fluidez do trânsito, os serviços estão sendo executados à noite e as equipes trabalham em uma faixa por vez, liberando o trânsito na outra faixa.

Requalificação – Além dos serviços de recapeamento, que integra o programa “Ação Asfalto”, onde ruas de mais de 12 bairros estão beneficiados com asfalto novo, a Avenida Beira Rio também está passando por outras intervenções, como a construção de uma ciclovia, a padronização das calçadas e nova iluminação, além do plantio de novas mudas de árvores, deixando a via mais arborizada.

As obras de construção da ciclovia na avenida,construída no canteiro central – sentido centro-praia e praia-centro, seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura também avança com o trabalho de padronização e requalificação das calçadas. Com a padronização, as calçadas, nos dois sentidos da via, estão recebendo piso com blocos intertravados, rampas de acessibilidade, mesma altura e padronização na largura.

A requalificação da Avenida Beira Rio é um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), pois prioriza o uso da via para os pedestres e ciclistas, contemplando também quem anda de transporte coletivo, carros e motos. A ciclovia ligará o Parque da Lagoa à orla de Cabo Branco, pelo canteiro central.

As mudanças efetuadas na via, uma das mais movimentadas da Capital paraibana, garante à população de João Pessoa um novo corredor de passeio e práticas esportivas, com calçadas padronizadas, ciclovia e mais arborização.

Pontes– Outra intervenção na via, também em andamento, é a construção da segunda ponte, sentido Centro-Praia. Com a construção e entrega da primeira ponte, sentido Praia-Centro, a Prefeitura pôs um fim aos alagamentos históricos que ocorriam na área e que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos.