Alunos da rede municipal participam de fase eliminatória do ‘Soletra João Pessoa’

Por Alexandre Quintans - em 1260

Os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Jardim Veneza, participaram na manhã desta quinta-feira (5) da segunda fase eliminatória do projeto ‘Soletra João Pessoa’. A iniciativa é uma atividade interescolar de soletração realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação das Escolas em Tempo Integral.

Carlos Daniel Faustino da Silva, de 11 anos, venceu essa segunda fase e se classificou para a final que será realizada no auditório da Estação Cabo Branco no dia 26 deste mês, das 13h às 17h. Ele competiu com Gleice da Silva Viana e Tainara dos Santos Araújo, as duas com 10 anos. Carlos irá disputar a final com mais 11 alunos do 5º ano das escolas integrais.

“Treinei bastantes para poder ganhar. Foi uma fase bastante cuidadosa, apesar do meu nervosismo e de dar um friozinho na barriga. Agora é continuar treinando sem parar e no dia não ficar nervoso”, disse Carlos.

Os finalistas tiveram que soletrar palavras como ‘companhia’, ‘hóspede’, ‘caranguejo’, ‘ambulância’, entre outras, com o tempo de soletração de 1 minuto para cada palavra.

Carlos Daniel ainda explicou que treinava todos os dias em casa com a família e até na escola durante os intervalos das aulas. O aluno, e os outros competidores, também contaram com o apoio do orientador educacional, Márcio Roberto; da supervisora escolar, Carla Vidal; a professora polivalente, Deusimar Azevedo; e a tutora Dayana Vilela.

Márcio Roberto ressaltou a importância de uma competição desse tipo, que proporciona momentos de interação entre os alunos e também estimula a oralidade e a escrita. “Na medida em que eles estão estudando, estão aprendendo as regras das palavras, ortografia, separação silábica, escrita e memorização”, disse.

Eliminatória – Durante a primeira etapa participaram 14 alunos do 5º ano A e 15 alunos do 5º ano B da Escola Municipal Paulo Freire. Seis foram classificados, sendo três de cada turma. Cada aluno recebeu uma lista de palavras, onde cada competidor teve um prazo de 15 dias para estudar.

A partir da próxima segunda-feira (9) será feita a entrega da lista de palavras ao aluno para estudo e memorização para a fase final.

Premiação – Nas fases classificatórias, todos os competidores recebem uma medalha de participação. Já os três primeiros colocados na 3ª e última fase receberão um notebook doado pela Sedec.