Gincana reúne 150 idosos de Unidades de Saúde da Família do bairro de Mangabeira
Animação, descontração, atividades lúdicas e integração social marcaram a gincana dos grupos de idosos de quatro Unidades de Saúde da Família (USF) do bairro de Mangabeira. O evento, que ocorreu nesta sexta-feira (27) no Ginásio Esportivo Hermes Taurino, faz parte da programação em alusão às comemorações do mês do idoso.
A gincana reuniu em torno de 150 usuários dos grupos de idosos das USF Mangabeira Integrada, Nova Aliança, Nova Esperança e Nova União. Eles foram divididos em quatro equipes, conforme sua USF, e receberam um tema para explorar a criatividade: lazer, atividade física, natureza e alimentação saudável. Entre as provas houve arrecadação de alimentos, decoração de estandes temáticos, cover de artistas e danças, entre outras.
“Essas atividades contemplam a interatividade dos usuários com as equipes multiprofissionais na rede de cuidados, com trabalhos voltados para o lúdico, a criatividade e a saúde mental, mantendo o corpo e a mente sempre ativos”, ressalta a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Giovana Medeiros, que foi uma das juradas da gincana.
Para ela, é importante a continuidade destas atividades. “A SMS atua como uma rede de assistência para manter este vínculo. O importante é promover a inclusão dos idosos com práticas de atividades e adoção de hábitos saudáveis para que eles tenham mais qualidade de vida”.
A gerente da USF Nova União, Flávia Moraes, afirma que a gincana traz muitas expectativas aos usuários da unidade. “Eles ficam muito animados, se empenham em cumprir as provas, realizar as tarefas e fazem até grito de guerra para animar ainda mais a competição”.
Participantes – Todo ano, Dona Maria José, de 83 anos, participa da gincana. “É muito bom fazer parte da brincadeira, realizar as tarefas e fazer novas amizades. Aqui eu só jogo para ganhar”, conta ela, que participa de grupos de trabalho manual na USF Nova União.
Mas ela não estava sozinha na gincana. O marido Antônio Ferreira, de 85 anos, também foi um dos competidores. “Eu gosto muito de passear e aqui todo mundo é amigo e animado. Não temos compromisso com ninguém em casa, só nos mesmos, então o bom mesmo é sair e participar das atividades”.
Saúde do Idoso – Durante todo o mês de outubro, a Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde intensificou as ações de promoção à saúde do idoso nas Unidades de Saúde da Família. Além disso, há uma programação contínua de cuidados aos usuários da melhor idade em toda a rede, a exemplo do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Caisi), que oferta atividades e serviços especializados para esta faixa etária.